Folha de S. Paulo


Veja 10 comerciais que disputam público de 108 milhões no Super Bowl

A atriz Scarlett Johansson empresta um ar sexy à bebida SodaStream em um comercial controverso. A montadora Kia revive o personagem Morpheus, de "Matrix", interpretado pelo ator Laurence Fishburne. E não faltam crianças fofas, no comercial do cereal Cheerios, e um filhote fofo da raça canina Golden Retriever no da fabricante de cervejas Anheuser-Busch.

Anunciantes se preparam para gastar toda a sua munição nos comerciais que vão ao ar na noite deste domingo (2), durante o jogo final da temporada 2013/2014 de futebol americano, partida conhecida como Super Bowl.

O jogo começa às 21h30 (horário de Brasília) deste domingo (2), e será transmitido pela ESPN.

Super Bowl vale quase o triplo da Copa do Mundo, aponta Forbes
Evento testa nova tecnologia para oferta personalizada via celular

O evento, que deve ser assistido por mais de 108 milhões de pessoas em todo o mundo, tem o minuto de publicidade mais caro da história. Um comercial de 30 segundos custa US$ 4 milhões.

Além dos filmes já divulgados, alguns deles listados aqui, anunciantes preparam surpresas e criam mistério. É o caso, por exemplo, da montadora Chrysler e da Coca-Cola.

Para a professora de estratégia de marca da Virginia Commonwealth University Kelly O'Keefe, os profissionais de marketing estão fazendo um trabalho melhor neste ano, ao unir entretenimento e comunicação de marca. Nos anos anteriores, diz ela, a tendência era investir apenas em piadas ou jogos fáceis.

"Neste ano há muito mais foco em personalidade da marca: os comerciais conseguem ao mesmo tempo ser divertidos e passar ao público os valores fundamentais da marca", diz a professora, que prevê um resultado melhor do que o do ano passado.

Abaixo estão dez anúncios selecionados pela agência de notícias Associated Press

Reprodução/Super Bowl
Cena do comercial da Anheuser-Busch
Cena do comercial da Anheuser-Busch

1. ANHEUSER-BUSCH :

O comercial mais longo do Super Bowl vai ao ar no último quarto do jogo e mostra um adorável filhote de Golden que se apaixona por um dos ícones da marca, ao som da música "Let Her Go", de Passenger.

Reprodução/Super Bowl
Garotinha volta à cena em filme de cereal matinal
Garotinha volta à cena em filme de cereal matinal

2. CHEERIOS :

O cereal matinal da General Mills tem como protagonista uma família inter-racial já retratada em filmes anteriores. No comercial, o pai conta à garota que ela terá um irmãzinho. O filme deve ir ao ar na primeira vez em que houver um pedido de tempo ("time-out") durante o jogo

Win McNamee- 27. nov.11/Getty Images/AFP
O vocalista do U2, Bono, cuja ONG receberá doações em promoção de banco
O vocalista do U2, Bono, cuja ONG receberá doações em promoção de banco

3. BANK OF AMERICA :

O banco permitirá que qualquer pessoa baixe gratuitamente uma música inédita da banda irlandesa U2, "Invisible", durante 24 horas. A cada música baixada, o banco dará US$ 1 a uma entidade de combate à Aids.

Reprodução/Super Bowl
Scarlett Johansson toma SodaStream e diz, em seguida:
Scarlett Johansson toma SodaStream e diz, em seguida: "Sorry, Coke and Pepsi"

4. SODASTREAM :

A marca israelense que permite fazer em casa um refrigerante já causou controvérsia em vários fronts. O comercial mostra a atriz Scarlett Johansson propagando os benefícios para a saúde da bebida, e irá ao ar no último quarto do jogo. A primeira polêmica apareceu quando a fabricante disse que tiraria a frase final, "Sorry, Coke and Pepsi", a pedido da rede de TV Fox. E, na última quinta, a participação da atriz no filme fez com que ela renunciasse ao cargo de embaixadora da ONG Oxfam, após a entidade ter criticado a atriz pelo fato de a SodaStream funcionar em assentamentos israelenses na Palestina.

Reprodução/Super Bowl
Vídeo estimula espectador a voltar por um Beckham
Vídeo estimula espectador a voltar por um Beckham "coberto" ou "descoberto"

5. H&M :

A marca de roupas vai permitir que espectadores que tenham uma smart TV da Samsung possam comprar, em tempo real, as roupas patrocinadas (e usadas) pelo astro do futebol David Beckham

Reprodução/Super Bowl
Casal
Casal "doce" discute a relação em comercial de chocolate da Nestlé

6. BUTTERFINGER :

O filme mostra o casal Chocolate e Pasta de Amendoim discutindo a relação em uma terapia de casal ao estilo dos anos 1970. O comercial gira em torno da necessidade de mudança e emoção. A publicidade vai ao ar no terceiro quarto do jogo e a marca da Nestlé deve lançar um novo produto, Peanut Butter Cups, com um enredo cheio de duplos sentidos.

Reprodução/Super Bowl
Ellen DeGeneres dança com os três ursos
Ellen DeGeneres dança com os três ursos

7. BEATS MUSIC :

A ex-atriz e agora apresentadora Ellen DeGeneres reencena o conto infantil "Os Três Ursos" no comercial do serviço de música em streaming Beats Music. O filme vai ao ar no terceiro quarto do jogo.

8. WONDERFUL PISTACHIOS :

O comediante Stephen Colbert será o astro dos salgadinhos em dois comerciais de 15 segundos, que vão ao ar no segundo quarto do jogo.

Reprodução/Super Bowl
Morpheus é a estrela no comercial do sedã da Kia
Morpheus é a estrela no comercial do sedã da Kia

9. KIA :

O comercial da montadora vai ao ar no terceiro quarto e apresentará o novo sedã de luxo K900. O ator Laurence Fishburne, na pele de seu personagem Morpheus, de "Matrix", mostra dons operísticos.

10. CHRYSLER:

A montadora mantém segredo sobre seu comercial para o Super Bowl, mas suas surpresas costumam ser algumas das mais lembradas e elogiadas, como a do rapper Eminem cantando "Imported from Detroit" em 2011 e, no ano passado, o filme narrado pelo conservador radialista Paul Harvey.


Endereço da página:

Links no texto: