Folha de S. Paulo


Vendas on-line matam sede dos EUA por água mineral

Entrega de água em domicílios e escritórios vem sendo uma marca registrada da vida norte-americana desde os anos 20, quando companhias no sul da Califórnia, Texas e Flórida começaram a vender água purificada a consumidores insatisfeitos com a água turva ou de sabor desagradável fornecida pelas companhias locais.

Mas as entregas de água mineral "estão explodindo" nos últimos cinco anos graças ao boom das compras on-line e à crescente sede dos norte-americanos pela mais básica das bebidas, de acordo com Tim Brown, presidente-executivo da Nestlé Waters North America.

As entregas em domicílio "são a nova fronteira", diz Brown, "e tudo isso se relaciona à Amazon", a companhia de comércio eletrônico. Encomendar produtos on-line "é o que as pessoas esperam poder fazer com facilidade e conveniência", diz Brown.

Os consumidores se acostumaram a comprar toda espécie de produtos em sites como a Amazon, Zappos e Fresh Direct, e as bebidas se beneficiaram da tendência.

Metade dos pedido de entrega da Nestlé, e 70% dos pedidos de entrega por novos clientes, são recebidos on-line ou pelo aplicativo da empresa para aparelhos móveis. "Se você não está no comércio eletrônico, vai perder muitos negócios, porque as pessoas vão menos ao supermercado", disse Brown.

A Nestlé Waters, maior vendedora de água mineral nos Estados Unidos pelo critério de faturamento, afirma que as vendas com entrega domiciliar respondem por 17% do seu faturamento nos Estados Unidos, que deve atingir cerca de US$ 4 bilhões este ano.

GARRAFAS

As entregas de água para residências e escritórios em galões de 11 a 19 litros desaceleraram desde os anos 90, quando as garrafas plásticas de água começaram a ganhar popularidade, diz Michael Bellas, presidente-executivo da Beverage Marketing Corporation.

A Nestlé há muito vende água em embalagens de grande volume, mas está vendo alta na demanda por garrafas individuais da parte de compradores residenciais, alguns dos quais jamais teriam um bebedouro em casa, diz Brown.

"Nos últimos três anos, vimos alta dramática no número de pessoas que pedem entrega de caixas de água engarrafada", diz.

SEGUNDO LUGAR

A água vem ganhando popularidade entre os consumidores norte-americanos, com o declínio no consumo de refrigerantes de alto teor calórico nos últimos 10 anos.

A água mineral era a quarta bebida engarrafada mais popular nos Estados Unidos, em 2002, e se tornou a segunda este ano, atrás dos refrigerantes.

O setor de água mineral teve faturamento de US$ 11,8 bilhão no ano passado, ante US$ 7,9 bilhões em 2002, de acordo com a Beverage Marketing Corporation.

"A água se tornou uma bebida de estilo de vida mas com custo acessível, nos últimos 20 anos", disse Bellas. "As garrafas individuais têm dupla função: substituem a água de torneira e servem como refresco" - o termo do setor para descrever bebidas com sabor ou gaseificadas.

O norte-americano médio beberá 120 litros de água mineral este ano, de acordo com a Beverage Marketing Corporation, ante 80 litros uma década atrás.

Se a água de torneira for incluída no cômputo, a água é a bebida mais consumida dos Estados Unidos; adultos a escolhem 46% do tempo, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado NPD.

"A geração milênio cresceu tomando água" nas refeições, em lugar de refrigerante, diz Brown. "Não estamos falando de uma grande virada, mas de uma nova normalidade."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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