Folha de S. Paulo


Land Rover investirá R$ 750 milhões em fábrica no Rio de Janeiro

Depois de mais de dois anos de estudos, a montadora de luxo Land Rover decidiu instalar a sua fábrica em Itatiaia, no Rio de Janeiro.

O grupo investirá R$ 750 milhões para construir uma unidade com capacidade para produzir 24 mil veículos por ano. As obras terão início em 2014 e estão previstas para terminar em 2014.

A marca inglesa, hoje controlada pelo grupo indiano Tata, é a última a anunciar a fábrica entre as montadoras de luxo que já haviam sinalizado com produção local. As concorrentes BMW, Mercedes e Audi iniciaram neste ano os planos para fabricar carros no país.

A produção local visa atender exigências do regime automotivo que atenuam um adicional de tributação sobre os veículos estrangeiros. Marcas importadoras só podem trazer ao país até 4.800 veículos sem pagar a alíquota extra de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), criada pelo governo no final de 2011. A partir deste volume, pagam uma alíquota com 30 pontos a mais.

A restrição ajudou a acelerar os planos de fábricas locais das empresas de luxo no país. Para a Land Rover, contundo, o investimento no Brasil ajudará a desafogar a produção no Reino Unido, que opera no limite.

Apoiada no sucesso do modelo Evoque, a marca é uma das que mais crescem no segmento de luxo no país. Neste ano, já vendeu 9659 unidades, 30% a mais do que em 2012.

Divulgação
Lançado em outubro de 2011, o Range Rover Evoque é o produto mais comercializado da marca no Brasil.
Lançado em outubro de 2011, o Range Rover Evoque é o produto mais comercializado da marca no Brasil.

Endereço da página: