Folha de S. Paulo


Ford lança Cargo 1119 e Iveco apresenta novos modelos das linhas Tector e Stralis

A 19ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran) abrirá as portas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, na segunda-feira, às 14h, com a expectativa de receber público recorde de 60 mil visitantes até sexta-feira, dia 1º de novembro. Com 130 mil metros quadrados de área de exposição, a feira terá a participação de 376 marcas de 15 países.

O evento ocorre num momento positivo para o setor. De janeiro a setembro deste ano foram licenciados 115 mil caminhões, crescimento de 13,6% ante o mesmo período do ano passado. A produção foi de 149 mil unidades, alta de 50%, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Mas deve-se levar em conta que, em 2012, o desempenho do setor foi afetado pela entrada em vigor da atual fase da legislação de emissões, o Proconve P7, o que fez com que muitas empresas antecipassem as compras de caminhões em 2011.

NOVO FORD CARGO 1119
A Ford vai lançar na Fenatran o Cargo 1119, produto que terá a maior capacidade de carga no segmento de caminhões leves - 10,5 toneladas. Equipado com motor Cummins ISB 4.5 de quatro cilindros, com potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 61,2 kgfm (a 1.500 rpm), é indicado para uso com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho plataforma e bebidas.

Divulgação
Ford Cargo 1119
Ford Cargo 1119

A transmissão é Eaton de cinco marchas mais ré e tem relações desenvolvidas para otimizar o torque e o desempenho. Situado numa posição intermediária entre os modelos de 8 e 13 toneladas, o novo modelo tem como ponto forte a capacidade de carga útil de 7.164 kg.

Um dos veículos mais vendidos no segmento de leves, o Cargo 816 será apresentado com cabine renovada, com estilo inspirado no design Kinetic da marca. Suas mudanças incluem grade em formato hexagonal, novos para-lamas, faróis e para-choque dianteiro recuado, que favorece as manobras. Os degraus de acesso, antes vinculados ao chassi, agora estão presos à cabine que, quando basculada, aumenta o espaço para manutenção

Os recém-lançados caminhões extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042 são outros destaques da mostra. Uma unidade do Cargo 2042 vai rodar em um dinamômetro dentro do Anhembi e os visitantes portadores de CNH categoria "D" poderão acelerar o grandalhão no estande até 120 km/h, além de visualizar os dados de telemetria num telão.

MERCEDES-BENZ
A Mercedes-Benz promete uma grande novidade, além de expor dez veículos distintos da sua gama de produtos, sendo dois modelos Sprinter, Accelo 1016, Atego 2430, Atron 1719K, Atron 2324, Axor 2544, Axor 3131K e Actros 2546.

A marca aproveita a Fenatran para fazer o lançamento mundial da nova geração do FleetBoard. Os consumidores brasileiros serão os primeiros a conhecer novo o sistema de telemática, uma ferramenta para gestão de frota que também integra rastreador e elementos para garantir a segurança do veículo e da carga. O novo aparelho passa a fazer parte integral dos veículos, ou seja, não está visível e por isso é considerado pela montadora extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada. O recurso estará disponível para todos os caminhões e ônibus Mercedes-Benz a partir de 2014.

IVECO
A Iveco vai apresentar três novos modelos da gama Tector: a versão 15 toneladas (que entra na categoria de caminhão médio), e os semipesados Attack 280 e Stradale com motor de 300 cv. O modelo tem duas opções de motorização: o FPT NEF 4 de quatro cilindros com 206 cavalos e NEF 6 de seis cilindros com 280 ou 300 cavalos de potência e turbo. As três opções deixarão a gama mais versátil, possibilitando ao comprador encontrar a que mais se enquadra ao seu negócio.

Divulgação
Iveco Stralis 500 Hi Way
Iveco Stralis 500 Hi-Way

Na família Stralis, o destaque será o lançamento do modelo equipado com motor Cursor 9 automatizado de série. A cabine também recebeu novos interiores.

A gama Iveco Trakker apresentará o novo motor FPT Cursor 9, de 360 cv, para o Trakker de 31 toneladas. Com isso, a família amplia seu leque de utilização nos setores da mineração, construção, cana-de-açúcar e madeira.

No segmento de extrapesados, o novo Hi-Way chega com 440, 480 e 560 cv, tornando-se o mais potente Iveco na América Latina com transmissão automatizada Eurotronic de série e tração 4x2, 6x2 e 6x4.

HYUNDAI
A CAOA Hyundai quer reforçar a versatilidade dos modelos HR e HD78 por meio de implementos de diferentes segmentos de atuação. O cliente pode escolher o caminhão que se adapte ao ramo de trabalho e configurá-lo de forma personalizada. A montadora vai expor quatro unidades do HD78 com os implementos verdura/fruta, unidade médica móvel, loja e tela de LED. Também haverá no estande três HR exibidos com as configurações ambulância, baú e pão de queijo.

Divulgação
Projeção do Hyundai HD transformado em ambulância
Projeção do Hyundai HD transformado em ambulância

VOLVO
A Volvo vai mostrar os novos caminhões VM, que tiveram alterações em agosto. Além dos modelos 4x2, 6x2 e 6x4, a Volvo passou a oferecer os caminhões 8x2 e 8x4. Os veículos também tiveram mudanças visuais em relação à geração anterior.

DAF
A DAF mostra o XF 105, caminhão desenvolvido para o transporte pesado de longa distância, que começou a ser produzido neste mês em Ponta Grossa, no Paraná. O XF 105 será comercializado a partir de novembro como cavalo mecânico 6x4 e 6x2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 litros, com 410 cv ou 460 cv.


Endereço da página:

Links no texto: