Folha de S. Paulo


Incêndio em turbina na usina de Santo Antônio (RO) deixa três feridos, diz sindicato

Um princípio de incêndio em uma turbina da usina hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho (RO), provocou tumulto e deixou três funcionários feridos no final da manhã desta quarta-feira (16).

A informação sobre feridos é do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Rondônia.

"Houve um princípio de incêndio e muita fumaça. Ocorreu um corre-corre dos funcionários na escadaria, uma mulher caiu e machucou o braço. Outros dois trabalhadores também se machucaram", disse Valderi da Costa Braga, diretor financeiro do sindicato, que foi até o local. Os ferimentos não foram graves, segundo a entidade.

Em nota, o Consórcio Construtor Santo Antônio confirmou o princípio de incêndio na unidade geradora 18, atualmente em fase de testes, mas disse que não houve feridos.

"O incidente foi rapidamente controlado pela brigada de incêndio, sem nenhum ferido, e todos os trabalhos do Grupo de Geração 2 e 3 foram suspensos até apuração dos fatos. A medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários."

A usina de Santo Antônio é construída pela Odebrecht e faz parte do complexo do rio Madeira, juntamente com a usina de Jirau. Ambas são projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

A usina iniciou a geração comercial em março de 2012 e conta, atualmente, com 16 turbinas em operação comercial. A previsão é que a obra esteja em plena operação em novembro de 2016.

Segundo a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e operação da usina, o projeto original foi recentemente alterado, e seu custo passou de R$ 16 bilhões para R$ 17,5 bilhões, passando de 44 para 50 turbinas. A empresa estima que 44 milhões de pessoas poderão ser abastecidas.

A Santo Antônio Energia tem composição acionária formada por Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%)


Endereço da página: