Folha de S. Paulo


Correios realizam mutirão de entrega no fim de semana

Durante o final de semana --dias 21 e 22-- os Correios vão realizar mutirões por todo o Brasil na tentativa de colocar em dia a entrega de cartas e encomendas à população, encalhadas devido à greve, informou a empresa nesta sexta-feira (20).

A iniciativa faz parte do Plano de Continuidade de Negócios. Alguns empregados também serão deslocados entre as unidades e farão horas extras.

Nesta sexta, 93,42% dos empregados (116.281) estão trabalhando normalmente. Entre os empregados da área operacional, como carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo, o índice de trabalhadores presentes é de 92,21%, informou os Correios.

O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Segundo os Correios, a rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis --com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada.

ACORDO

Segundo os Correios, foi feito acordo com os principais sindicatos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Outros Estados que entraram em acordo foram Rondônia, Rio Grande do Norte, além da cidade de Bauru/SP.

Nesta quinta-feira (19), o TST determinou que os sindicatos devem manter em atividade o efetivo mínimo de 40% em cada uma das unidades da ECT, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por descumprimento da ordem judicial.

PROPOSTA

Os Correios ofereceram reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.


Endereço da página:

Links no texto: