Folha de S. Paulo


Varejista on-line Dafiti recebe aporte de R$ 160 mi de fundo canadense

A varejista on-line de moda Dafiti receberá investimento de R$ 160 milhões do fundo de pensão dos professores de Ontário, no Canadá.

A transação demonstra que persiste o apetite dos investidores por negócios de comércio eletrônico no país.

O investimento ocorre no momento em que o crescimento lento e inflação obrigam alguns investidores a dar uma pausa na maior economia da América Latina, e ocorre na sequência de pesado interesse de investidores estrangeiros nos últimos anos no mercado de comércio eletrônico brasileiro, avaliado em US$ 10 bilhões.

Apesar da desaceleração, muitas companhias de Internet, grupos de investimento de risco e outros investidores dizem acreditar que o mercado continuará a crescer em um país que ainda possui relativa baixa penetração de Internet.

Em comunicado, o vice-presidente do fundo canadense, Wayne Kozun, citou "a crescente classe média, alto potencial de consumo e significativo crescimento em acesso móvel e on-line" como razões para o investimento na Dafiti.

A Dafiti, resposta do Brasil à Zappos, popular varejista de moda e sapatos da Amazon, não se abala com o elevado nível de inflação, o aumento do endividamento das famílias e outros problemas econômicos que poderiam reduzir o apetite para o consumo.

A economia brasileira, alimentada em parte pelo aumento da demanda do consumidor durante um boom que durou uma década, deve crescer pouco mais de 2% este ano, em comparação com elevado crescimento de 7,5% registrado em 2010.

"Quando olhamos para o Brasil nós não pensamos apenas do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)", disse Philipp Povel, um dos fundadores da Dafiti, em entrevista, "mas também na classe média e na renda disponível que continuarão a crescer".

Mais encorajador, disse ele, é o potencial do mercado on-line.

O comércio eletrônico representa apenas cerca de 1% de todo o comércio no Brasil, em comparação com um nível de mais de 10% nos Estados Unidos, Reino Unido e no restante da Europa. A penetração geral da Internet também é relativamente baixa.

Ambos os fatores representam um grande mercado inexplorado. Nos últimos anos, grandes companhias da Internet como Facebook, Amazon, Netflix, Twitter e Linkedin iniciaram suas operações no Brasil.

OUTROS INVESTIMENTOS

A Dafiti, uma start-up lançada em 2011 com a ajuda da incubadora alemã Rocket Internet, já arrecadou US$ 255 milhões (cerca de R$ 600 milhões), com o investimento do fundo canadense. A empresa já recebeu US$ 65 milhões (R$ 156 milhões) em financiamento de Nova York Quadrant Capital Advisors e US$ 45 milhões (R$ 108 milhões) da JP Morgan Asset Management.

Os investimentos permitiram à varejista com sede em São Paulo consolidar a sua posição como principal plataforma on-line de moda do Brasil, com uma fatia de mercado de 30%. A Dafiti também se aventurou em outros grandes mercados da América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia e México.

O tamanho total do mercado latino-americano para comércio eletrônico é de mais de US$ 100 bilhões, disse Povel. "Nós só precisamos captar um pouco disso e então seremos uma empresa de bilhões de dólares", afirmou.

A Dafiti disse que o investimento do fundo canadense ajudará a expandir seu catálogo nesses mercados, bem como aumentar a capacidade de armazenamento e automatizar operações.


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