Folha de S. Paulo


Apagão motiva motim de presos e atraso no pagamento do funcionalismo no RN

A lista de transtornos causados pelo blecaute desta quarta-feira (28) no Nordeste incluiu atraso no pagamento do funcionalismo público e até rebelião de presos, casos registrados no Rio Grande do Norte.

Presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) da Ribeira, em Natal, começaram um motim durante o apagão para tentar fugir. Policiais reprimiram a ação, mas os presidiários queimaram colchões e destruíram celas em represália.

Queimadas em linhas de transmissão privadas provocaram apagão, diz ONS

A unidade ficou sem condições de abrigar detentos, e a Polícia Militar informou que iria transferir os cerca de cem presos para outro presídio.

PAGAMENTOS

A falta de energia também afetou o bolso dos funcionários públicos potiguares, ao impedir a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do funcionalismo para o Banco do Brasil.

"Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira [28], como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira [29]", informou o governo do Estado, em nota.

Segundo a Cosern (Companhia de Serviços Elétricos do RN), a interrupção no fornecimento de energia no Estado começou às 15h02. O restabelecimento gradativo começou às 16h45. Por volta das 19h, 90% do fornecimento de energia havia sido normalizado no Estado.


Endereço da página:

Links no texto: