Folha de S. Paulo


Mantega diz que inflação vai voltar a subir nos próximo meses

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (7) que o resultado do IPCA próximo de zero "significa que a inflação sempre esteve sob controle".

Segundo ele, a variação de preços no Brasil está em seu patamar normal, pois é comum ser baixa nessa época do ano. Ele ressaltou, porém, que a inflação vai voltar a subir nos próximos meses, o que também é típico do período.

Inflação oficial sobe 0,03% em julho e tem menor alta desde julho de 2010

"Já estou antecipando aqui antes que alguém diga: 'ah, a inflação vai voltar'. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país", destacou Mantega, ao chegar nesta manhã ao ministério.

EXPECTATIVA

Questionado sobre se o IPCA deste ano será menor que o do ano passado (5,84%), o ministro disse: "não sei, provavelmente sim". A promessa do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, é de que será menor.

Nesta manhã, o IBGE divulgou que o IPCA, índice oficial e referência do sistema de metas do governo, registrou alta de 0,03%, abaixo dos 0,26% apurados em junho. Trata-se da menor variação mensal desde julho de 2010, quando o IPCA tinha também ficado próximo à estabilidade.

Com o resultado, a inflação em 12 meses recuou de 6,7% para 6,27%, voltando a ficar abaixo do teto da meta do governo (6,5%). O centro da meta oficial é 4,5%.

Editoria de Arte/Folhapress
Inflação - IPCA jul.13
Inflação - IPCA jul.13

Endereço da página:

Links no texto: