Folha de S. Paulo


Tombini cancela evento em Londres para monitorar mercados

Devido à forte instabilidade do mercado financeiro, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, cancelou compromissos que teria nesta sexta-feira (21) e na segunda (24) no exterior.

A programação inicial previa que ele viajasse na quinta à noite e só retornaria segunda à noite, chegando ao Brasil na terça de manhã.

A viagem foi encurtada, e ele embarca no final da tarde de sexta para participar, apenas durante o fim de semana, da assembleia anual do BIS (Banco de Compensações Internacionais), em Basileia, na Suiça.

Originalmente, ele chegaria nesta sexta-feira cedo em Basileia, onde teria um jantar. Na segunda, Tombini tinha compromissos em Londres, que foram cancelados. Ele se encontraria com investidores e daria uma palestra na bolsa de valores local.

Segundo a assessoria do BC, Tombini deixou de viajar na quinta porque o mercado está muito turbulento e ele quis acompanhar diretamente o que acontecia.

Ontem, o dólar subiu 3,42%, maior alta desde setembro de 2011, fechando a R$ 2,252, maior cotação desde abril de 2009.

ESTÍMULO

Na quarta-feira, o Fed anunciou que poderá começar a reduzir seu programa de estímulo econômico nos EUA ainda neste ano.

Desde 2009, o Fed compra, mensalmente, US$ 85 bilhões em títulos públicos para estimular a economia dos EUA. Mas, em comunicado, a autoridade afirmou que os riscos para o crescimento do país já diminuíram.

O presidente da autoridade monetária, Ben Bernanke, disse que o programa de estímulo deve ter fim na metade de 2014, caso as projeções econômicas se confirmem até o período.


Endereço da página: