Folha de S. Paulo


Amazon planeja ingressar em vendas de supermercado on-line, diz agência

A Amazon.com está planejando uma grande lançamento de negócios de supermercado on-line que tem sido silenciosamente desenvolvido há anos, tendo como alvo um dos maiores setores de varejo ainda a ser conquistado pelo e-commerce, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o tema.

A empresa vem testando o AmazonFresh em sua cidade natal, Seattle, há pelo menos cinco anos, oferecendo produtos frescos, como ovos, morangos e carne com a sua própria frota de caminhões.

A Amazon agora está planejando expandir seus negócios nesse setor para fora de Seattle pela primeira vez, começando com Los Angeles ainda nesta semana e a área da baía de San Francisco no final deste ano, de acordo com as duas pessoas que não estavam autorizadas a falar publicamente.

Se o negócio for bem nesses novos locais, a empresa pode lançar o AmazonFresh em 20 outras áreas urbanas em 2014, incluindo alguns fora dos Estados Unidos.

Bill Bishop, analista e consultor de supermercados, disse que a empresa teve como alvo cerca de 40 mercados, sem divulgar como ele sabia dos planos da Amazon.

A Amazon não respondeu ao pedido para comentar o assunto.

A empresa está à procura de novos grandes mercados para entrar, enquanto tenta manter uma taxa de crescimento que impulsionou uma alta de 220% em suas ações ao longo dos últimos cinco anos.

O negócio de supermercado nos Estados Unidos, que gerou US$ 568 bilhões em vendas no varejo no ano passado, pode ser um alvo.

Os planos de expansão da Amazon são uma ameaça potencial para cadeias de supermercados como Kroger, Safeway e Whole Foods, bem como varejistas de mercadorias em geral como Wal-Mart Stores e Target, que também vendem mantimentos.


Endereço da página: