Folha de S. Paulo


Campanha renegocia dívida de consumidor que passou cheque sem fundos

A TeleCheque, empresa de análise de crédito, lançará na quarta-feira (1º) campanha de recuperação de dívidas geradas por cheques sem fundos.

A ação ocorre a poucas semanas do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio (12), e visa reintegrar consumidores ao mercado de crédito antes da data, uma das mais importantes para o varejo.

A campanha será realizada até o dia 11 de maio. Serão atendidos para negociação apenas casos de dívida com cheques, de todos os bancos, repassados pelas lojas parceiras da TeleCheque.

Os benefícios incluem isenção de juros e de multa, além de descontos de até 30% do valor devido. Segundo a TeleCheque, os descontos variam de acordo com o valor da dívida e o tempo de inadimplência.

Para negociar, o consumidor pode entrar em contato com a empresa pelos telefones 0800 282 8855 ou (0/xx/21) 2123-0585, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

A negociação da dívida também poderá ser realizada por atendimento on-line, no site da TeleCheque.

Em março, a inadimplência dos consumidores que realizaram pagamento com cheques cresceu, segundo pesquisa realizada pela empresa. A taxa dos que que não honraram seus pagamentos com cheques foi de 3,15% no mês, enquanto em fevereiro esse valor foi de 2,63%.

CONTROLE DE GASTOS

Especialistas recomendam controlar as contas, estabelecer limites de consumo e poupar um percentual da renda todos os meses para ter uma vida financeira saudável.

Na hora de fazer compras, é preferível pagar à vista e negociar descontos. Se for necessário parcelar, é preciso ter certeza de que o valor das parcelas cabe no orçamento mensal.

De acordo com a TeleCheque, como regra geral, não se deve comprometer mais de 30% do salário com o pagamento de dívidas.


Endereço da página:

Links no texto: