Folha de S. Paulo


Índices americanos fecham em alta e Dow Jones bate recorde

As Bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira, com o índice Dow Jones batendo recorde por conta de um rali em ações de setores cíclicos e da impressão positiva com o início da temporada de resultados corporativos.

O Dow Jones subiu 0,41%, para 14.673 pontos, recorde de fechamento. O índice Standard & Poor's 500 (S&P 500) ganhou 0,35%, para 1.568 pontos. Já o Nasdaq avançou 0,48%, a 3.237 pontos.

O S&P 500 novamente aproximou-se do melhor desempenho intradia de 1.576 pontos, recuperando-se das fortes perdas da semana passada, o pior desempenho do índice em 2013. O Dow bateu também o recorde durante o pregão.

O retorno aos níveis próximos do recorde indicam que investidores estão aproveitando as quedas como oportunidade para comprar papéis. Os setores que registraram melhores desempenhos no dia --tecnologia e energia-- tem forte relação com o ritmo da atividade econômica.

"É animador ver que os setores cíclicos estão liderando o rali. É um sinal saudável: investidores acreditam que o mercado pode continuar a subir", afirmou estrategista de mercados globais da J.P. Morgan Funds, Joseph Tanious.

Entre as blue chips de tecnologia, a Microsoft subiu 3,6%, o maior desempenho percentual do Dow. A Intel ganhou 3,1%, enquanto a Hewlett-Packard avançou 1,3%. O subíndice de tecnologia do S&P subiu 0,8%.

As ações também elevaram o fôlego com o bom início da temporada de resultados corporativos. Primeira das companhias do S&P 500 a divulgar resultados do primeiro trimestre, a Alcoa informou que o lucro líquido cresceu para US$ 149 milhões, frente aos US$ 94 milhões, um ano antes.


Endereço da página: