Folha de S. Paulo


Consumidor recebeu a energia de usinas do Madeira, diz Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse, em nota, que nenhum megawatt gerado pelas usinas do rio Madeira deixou de ser entregue aos consumidores e que nenhuma energia do complexo deixará de seguir para o sistema nacional.

A agência informou que a energia está sendo transmitida para os Estados do Acre e de Rondônia e que "a entrada em operação das linhas de transmissão específicas do sistema Madeira ocorrerá antes de se alcançar o limite de transporte do sistema".

Atraso em linha de transmissão afeta usinas do Madeira

O Ministério de Minas e Energia informou que o atraso na entrada em operação das linhas de interligação "não prejudica o planejamento do governo em relação ao abastecimento de energia".

Segundo a assessoria do ministério, a Aneel vai apurar eventual responsabilidade das empresas encarregadas da construção das linhas de transmissão.

O Ibama informou que não houve atraso no licenciamento ambiental e que as autorizações de instalação das linhas de transmissão foram expedidas há dois anos.

Procuradas, as empresas IE Madeira, responsável pela primeira linha, e NorteBrasil Transmissora, construtora da segunda linha, não se manifestaram.

A Cymimasa, responsável pela construção da subestação de Araraquara, onde a energia do Madeira será redistribuída para o Sudeste e o Sul, disse que a obra está pronta desde o primeiro semestre do ano passado.

A usina de Santo Antônio informou que nenhuma energia produzida até agora foi desperdiçada. A usina de Jirau não comentou o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: