Folha de S. Paulo


Ação da Dell dispara 13% após notícias sobre fechamento de capital

A ação da Dell disparou 12,96% nesta segunda-feira (14), para o maior valor em cerca de cinco meses (US$ 12,29), após a agência de notícias Bloomberg noticiar que a terceira maior fabricante de computadores do mundo está em negociações com pelo menos duas empresas de "private equity" para fechar seu capital.

A discussão entre a produtora de PCs, que tem perdido mercado para a rival HP (Hewlett-Packard) e para a chinesa Lenovo, e as companhias são preliminares e o financiamento não foi assegurando, segundo a Bloomberg.

Procurada, a Dell informou que não comenta sobre rumores ou especulações.

Assim como a HP e a Lenovo, a Dell enfrenta dificuldades com a queda na demanda por computadores de mesa e notebooks após o surgimento de tablets como o iPad, da Apple. As vendas de PCs recuaram pela primeira vez em mais de cinco anos nas férias, segundo a empresa de pesquisa IDC.

A Dell agora tenta se reinventar como uma fornecedora de computadores e serviços para corporações e agências governamentais, mas viu suas entregas despencarem 21% no quarto trimestre, de acordo com a IDC. No terceiro trimestre, seu lucro havia recuado 47%.

MICHAEL

Em 2007, o presidente-executivo Michael Dell --cuja companhia foi elogiada como uma pioneira de gestão de inventário e vendas on-line de computadores personalizados-- retornou à companhia que fundou para tentar revivar o negócio.

Ele detém mais de 14% da companhia e foi considerado o 22º americano mais rico do país no ano passado, com uma fortuna estimada em US$ 14,6 bilhões.


Endereço da página: