Folha de S. Paulo


Luz é retomada no Norte e Nordeste; incêndio é apontado como causa

A energia já tinha sido retomada em todos os Estados do Nordeste, além do Pará e do Tocantins, por volta das 7h40 desta sexta-feira, após o apagão que atingiu a área na madrugada. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aponta que o problema foi resultado de um incêndio em uma rede de transmissão.

ONS confirma curto-circuito em linha de transmissão
Envie seu relato e foto do apagão no Nordeste e Norte do país
Apagão atinge Estados do Nordeste e parte da região Norte
Consumidor tem 90 dias para reclamar aparelho danificado

No "Bom Dia Brasil", da TV Globo, o presidente do ONS, Hermes Chipp, disse que um curto-circuito provocou o incêndio na linha de transmissão entre as estações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Com isso, o sistema de segurança teria desligado a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste.

O ONS já havia informado na madrugada que o desligamento ocorreu à 0h14 (horário de Brasília). As primeiras informações surgiram nas redes sociais ainda no fim da noite de quinta-feira. As hashtags #apagao e #Nordeste rapidamente ganharam destaque entre os temas mais comentados do Twitter no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da Coelba, companhia de eletricidade da Bahia, o Estado inteiro ficou sem luz. A energia começou a ser reestabelecida por volta das 2h40 (horário de Brasília), recebendo energia das usinas de Itapebi e Funil.

A Celpe, companhia de eletricidade de Pernambuco, informou que 100% do Estado foi afetado pela falta de energia e que ainda não sabe as causas do problema.

Vaner Casaes/Ag. BAPRESS/Folhapress
Apagão na Bahia visto a partir do Elevador Lacerda, ponto turístico de Salvador
Apagão na Bahia visto a partir do Elevador Lacerda, ponto turístico de Salvador

APAGÕES

O apagão desta sexta é o segundo de grande proporção a atingir o Nordeste do país em pouco mais de um mês. No dia 22 de setembro, uma pane em um transformador deixou ao menos seis Estados nordestinos (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe) sem energia por cerca de 25 minutos.

No último dia 3, um incêndio em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu deixou parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Acre e Rondônia, sem energia por cerca de meia hora.

Na ocasião, o presidente do ONS qualificou o ocorrido como um "apaguinho". "Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho", disse.

Reprodução

TERMELÉTRICAS

Nesta quinta-feira (25), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou que irá aumentar, a partir do final de semana, a geração de energia termelétrica a óleo para 3.500 megawatts (MW) a 4.000 MW, para garantir o abastecimento de energia elétrica no país.

Segundo o órgão, as chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios das hidrelétricas até o nível desejado.

Clélio Tomaz/Frame/Folhapress
Apagão em Recife (PE); região Nordeste foi a mais afetada
Apagão em Recife (PE); região Nordeste foi a mais afetada

Atualmente, cerca de 2.100 MW de termelétricas a óleo já estão gerando energia para o sistema elétrico.

O acionamento de geração termelétrica aumenta o custo da energia para os consumidores, já que a energia a óleo é mais cara que a das hidrelétricas diante do custo do combustível. Mas as termelétricas colaboram para garantir a segurança no abastecimento de energia quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos.

No Sudeste/Centro Oeste, os reservatórios estão com 39,33% de armazenamento de água, no Nordeste com 35,7%, no Sul com 37,99% e no Norte com 43,76%, segundo dados atualizados no site do ONS.

(NELSON BARROS NETO, FÁBIO GUIBU, AGUIRRE TALENTO, KÁTIA BRASIL, MARTHA ALVES, BRUNO FUSCHINI E ERIKA MAYUMI YAMASHITA).


Endereço da página:

Links no texto: