Folha de S. Paulo


José Padilha: "Fiz o que devia fazer como documentarista"

A Folha procurou o cineasta José Padilha e o líder indígena Davi Kopenawa, citados na entrevista, para que comentassem as declarações feitas pelo antropólogo a seu respeito. Kopenawa, que recebe pedidos de entrevista por meio do antropólogo Bruce Albert, não respondeu até o encerramento desta edição. José Padilha respondeu por e-mail:

"Nunca prometi ou prometeria um filme equilibrado. A ideia de cobertura equilibrada é equivocada. Se alguém entrevista um cientista a respeito dos danos que o cigarro faz à saúde, esse alguém deveria dar igual espaço para quem faz cigarros? Certamente não! Está comprovado que cigarro faz mal; ser equilibrado neste caso seria ajudar a indústria dos cigarros a despeito da verdade. O critério relevante não é o equilíbrio, mas a verdade dos fatos. Disse a ele que faria um filme com a ideia normativa de verdade na cabeça; buscando retratar ambos os lados da controvérsia e tentando representá-la de forma correta.

Entrevistei todos os cientistas que o Napoleon indicou, e lhe informei desde o início que entrevistaria seus opositores também. Fiz o que deveria fazer como documentarista.

Não falo ianomâmi. Fiz as minhas perguntas por meio de um tradutor bastante limitado e só consegui traduzir as respostas meses depois. Se quiser confirmar, ligue para o Lula Carvalho [fotógrafo de "Segredos da Tribo"], ele pode te explicar a loucura que foi!

Desapareci mesmo [após o lançamento do filme], nem fui ao Sundance! Estava enrolado fazendo "Tropa de Elite 2". O Terry [Terence Turner] foi por conta própria, e ninguém impediu o Napoleon de ir. Avisei a ele sobre o festival. Aliás, eu fiz um filme sobre a relação dos antropólogos com os ianomâmis e com o saber, e não um filme sobre o Chagnon... Só ele acha que o filme é sobre ele! Eu não acho nada [do que ele diz] grave. Napoleon é o cientista mais controverso do mundo, um cara com milhares de inimigos na academia, odiado por seus pares. Por que será? Leva a sério quem quer!"


Endereço da página: