Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz 'A Época da Inocência', de Edith Wharton

"A Época da Inocência", de Edith Wharton (1862-1937), primeira mulher a ganhar o Pulitzer, chega às bancas no domingo (4) pela Coleção Folha Mulheres na Literatura.

Newland Archer e May Welland, jovem casal da alta sociedade nova-iorquina, têm o noivado posto à prova após a chegada da condessa Olenska, prima da noiva.

Publicado após a Primeira Guerra, o romance retoma o ambiente aristocrático de Nova York em 1870 para apresentar um embate entre a paixão e as normas sociais.

"Wharton concebeu esse retrato do mundo em que nasceu, já ciente de que ele estava morto. Ela o descreve como antropóloga, atenta aos modos, e como psicóloga, sensível às tentações, sem ceder à imaginação romântica", comenta o crítico da Folha Cássio Starling Carlos em texto na contracapa da edição.

Entre ópera, jantares e carruagens, Newland se apaixona por Olenska, mulher independente prestes a se divorciar e mal aceita no seu retorno à sociedade. O jovem advogado se vê diante do conflito entre seguir o coração ou as convenções sociais.

O livro foi adaptado para o cinema por Martin Scorsese, com Michele Pfeiffer, Daniel Day-Lewis e Winona Ryder nos papéis principais.

Nascida em família abastada de Manhattan, Wharton conhecia bem o círculo social que retratou em mais de 17 romances, contos, poesia –e até livros de decoração.


Endereço da página:

Links no texto: