Folha de S. Paulo


Mostra no CCBB exibe filmes sobre movimento beat

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Häxan - A Feitiçaria Através dos Tempos" (Suécia, 1922), dirigido por Benjamin Christensen

William S. Burroughs, Jack Kerouac, Allen Ginsberg e Lawrence Ferlinghetti são alguns dos autores que protagonizam a mostra "Geração Beat", que começa nesta sexta (6), no CCBB.

Entre documentários, ficções, curtas, médias e longas, os filmes que integram a programação se concentram em adaptações literárias e em retratos da vida desses escritores que inovaram a linguagem e trouxeram personagens marginais para o centro de suas histórias. Eles faziam parte do movimento beat, que teve início na década de 1940 nos EUA.

O festival vai exibir mais de 30 filmes, entre eles dois curtas pouco conhecidos do cineasta Gus Van Sant –"Ballad of the Skeletons", com poemas de Ginsberg, e "The Discipline of D.E.", baseado em um conto de Burroughs.

Também do poeta Burroughs, obras como o experimental "The Cut-Ups", que ele roteirizou com Antony Balch, e uma versão rara do filme de 1922 "Häxan - A Feitiçaria Através dos Tempos", relançada em 1968 com narração do escritor, ganham as telas.

Longas mais conhecidos, como "Mistérios e Paixões", de David Cronenberg, e "Na Estrada", dirigido por Walter Salles e baseado em "On the Road", de Jack Kerouac, também estão no programa.

MOSTRA GERAÇÃO BEAT
QUANDO 6/1 a 29/1
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, centro. Tel. 3113-3651
QUANTO R$ 10


Endereço da página: