Folha de S. Paulo


Morre Franca Sozzani, editora-chefe da revista italiana 'Vogue', aos 66 anos

Franca Sozzani, editora-chefe da edição italiana da revista "Vogue", morreu nesta quinta (22) em decorrência de um tipo raro de câncer do pulmão com o qual ela lutava contra havia um ano.

"Franca foi uma das melhores editoras que já fizeram uma revista", disse o CEO da Condé Nast Internacional, responsável pela publicação, Jonathan Newhouse, em um comunicado no site da revista.

Pierre Andrieu/AFP
(FILES) This file photo taken on September 29, 2013 shows editor-in-chief of Vogue Italy, Franca Sozzani posing prior to the Givenchy 2014 Spring/Summer ready-to-wear collection fashion show, in Paris. Editor-in-chief of Vogue Italy Franca Sozzani, a major figure of the fashion world, died aged 66, said on December 22, 2016 the Ieo Foundation (European Institute of Oncology) for which she was president. / AFP PHOTO / PIERRE ANDRIEU ORG XMIT: JK3239
A editora-chefe da 'Vogue' italiana Franca Sozzani

"Ela foi, de longe, a pessoa mais talentosa, influente e importante dentro da organização", continuou. "Ela tornou a 'Vogue' italiana uma voz poderosa e influente no mundo da moda e da fotografia ao publicar fotografias e jornalismo inovadores. Fazendo isso, ela expandiu a 'Vogue' para além do que era o modelo tradicional de uma revista de moda e frequentemente gerava controvérsias ao fazê-lo".

Apesar de não ser tão conhecida como sua amiga Anna Wintour, editora-chefe da edição americana da revista, Franca era tida como uma gigante da moda e liderou a publicação por quase 30 anos.

Wintour lamentou a morte da colega e a descreveu como "a pessoa mais trabalhadora que já conheceu e invejável por sua facilidade em ser multitarefa".

Uma publicação no perfil da marca Marc Jacobs no Instagram homenageia a jornalista com os dizeres de que sua "incrível contribuição à moda vai fazer falta".


Endereço da página: