Folha de S. Paulo


Dança tematiza abuso da tecnologia e tem app para interagir com público

"Por favor, liguem seus celulares. Temos tomadas com carregadores universais para recarregar baterias. Deixem o som do aparelho ligado." As instruções são dadas ao público antes do início de "Devolve 2 Horas da Minha Vida", em cartaz até o dia 6.

Inferno dos artistas do palco, o celular é o centro da criação do Projeto Mov_oLA, dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, que criou o aplicativo Mov_oLApp para mandar mensagens aos espectadores durante a apresentação e anunciar pausas para selfies entre os três atos.

Soares gosta de tecnologia. Bailarino há mais de 20 anos, com experiência em companhias como o Balé da Cidade de São Paulo, formou-se em cinema e usa ferramentas digitais em suas criações.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil. Data 07-10-2016. Espetaculo Devolva duas horas da minha vida. Bailarinos/Atores Maria Basulto (roupa rosa/alças pretas) e Wilson Aguiar (camiseta vinho de manga curta). Centro Cultural Sao Paulo-Esapco Cenico Adoniran Barbosa. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
Maria Basulto e Wilson Aguiar em cena da coreografia

Mas, como outros artistas, fica incomodado ao ver aparelhos ligados no teatro. "Perdemos essa guerra." Este foi um dos motivos para abraçar o diabo e pô-lo em cena.

As coreografias do espetáculo são o contraponto para a aparente brincadeira. Em uma cena de estupro, a vítima só sossega ao fotografar o momento. Nas pausas para selfies, dois bailarinos gêmeos dançam juntos, um como a sombra do outro.

A grande referência é o filme "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock. No longa de 1954, um fotógrafo com a perna quebrada passa os dias na cadeira de rodas observando a vida dos outros pela janela.

"Fiz a releitura para hoje, em que as pessoas vivem a vida dos outros através da janela do celular", diz Alex.

Além de Hitchcock, Soares se inspirou na série "Black Mirror". O embate entre tecnologia e vida não acaba. "Decidimos não ter um final", diz.

DEVOLVE 2 HORAS DA MINHA VIDA
QUANDO sex. e sáb., 21h; dom., 20h; até 6/11
ONDE CCSP, r. Vergueiro, 1.000, tel. (11) 3397-4002
QUANTO grátis; 10 anos


Endereço da página: