Folha de S. Paulo


Sexo, drogas e rock'n roll foi fórmula para álbum de estreia de Guns N´Roses

Reprodução
Capa do álbum de estreia do Guns'n Roses, 'Appetite for Destruction
Capa do álbum de estreia do Guns'n Roses, 'Appetite for Destruction'

"Appetite for Destruction", o álbum de estreia de Guns N' Roses, lançado em 1987, marcou o início e o auge da carreira da banda que já tocava há dois anos e que faz seis shows no Brasil em novembro.

Com sucessos que até hoje entusiasmam os fãs e integram o repertório da banda, como "Sweet Child O' Mine", "Welcome to the Jungle" e "Paradise City", tornou-se o disco de estreia mais vendido da história.

A voz estridente de Axl Rose e a habilidade de Slash na guitarra completaram a fórmula da obra que os alçou à fama: sexo, drogas e rock'n roll.

As canções, que falam sobre temas como a vida mundana, sexo e heroína, foram compostas em sua maioria durante o período em que a banda se apresentava no circuito de casas de shows de Los Angeles.

O álbum foi gravado em um estúdio nova-iorquino na primavera de 1987. O episódio mais famoso da ocasião talvez seja a gravação de um ato sexual entre Axl Rose e a stripper Adriana Smith, a namorada do então baterista Steven Adler.

Os gemidos da garota de 19 anos podem ser ouvidos na canção que arremata o álbum, "Rocket Queen", entre os 2m30s e 3m10s.

"Era como um cenário de [diretor e ator de filmes pornôs] Ron Jeremy ali", lembrou o engenheiro de som Vic Deyglio, à "Rolling Stone", em 2007.

Ao contrário do que se pensa ao ver o sucesso comercial que se sucedeu, o disco não alavancou de imediato.

Insatisfeitos com o lento progresso inicial e sob efeitos de entorpecentes, os músicos descontaram depredando totalmente uma casa alugada —um prejuízo estimado em US$ 22 mil àquela época.

O comportamento instável de seus integrantes —Axl chegou a ser diagnosticado como maníaco-depressivo— dificultou as relações empresariais da banda, mas pareciam concretizar o que queriam passar em suas canções: reviver o espírito rebelde do rock que estava desaparecendo.

18.ago.2016 - Divulgação
Slash e Axl Rose em Los Angeles, há um mês
Slash e Axl Rose em Los Angeles, há um mês

Endereço da página:

Links no texto: