Folha de S. Paulo


Novo volume da Coleção Folha narra as aventuras do Barão de Munchausen

No dia 21, a Coleção Folha Minha Primeira Biblioteca traz para o jovem leitor a adaptação de "As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen". O 27º volume da série foi escrito para a Folha por Isabel Lopes Coelho e ilustrado por Cris Eich.

O livro original é fruto de uma compilação feita pelo bibliotecário alemão Rudolph Erich Raspe (1736-1794) das histórias de um aventureiro real que ficaram popularmente conhecidas.

Seu nome é Karl Friedrich Hieronymus von Münchhausen, um militar alemão que viveu no século 18 e não se cansava de contar suas façanhas, que tinham um tanto de verdade e outro de fantasia.

Divulgação
Criança em cena do filme
Cena do filme "As Aventuras do Barão de Munchausen", de 1988

Muito antes de Neil Armstrong pisar na Lua, em 1969, o Barão de Munchausen passara por lá. Também viajou até o centro da Terra, foi engolido por um peixe gigante e encontrou uma ilha de queijo rodeada por um mar de leite.

Dono de uma coragem notável, nosso herói domou um cavalo selvagem, venceu um leão e um crocodilo (ao mesmo tempo) e ganhou uma batalha com o mesmo estilingue que Davi usou contra Golias.

E isso tudo aconteceu "de verdade". Ou pelo menos, quase tudo foi verdadeiro, como diria o Barão, sempre bem-humorado. Desde então suas histórias ficaram conhecidas mundialmente e foram recontadas em livros, filmes e histórias em quadrinhos.


Endereço da página: