Folha de S. Paulo


Com canções leves e solares, Monique Kessous lança disco e faz show em SP

A cantora carioca Monique Kessous faz nesta terça (12) em São Paulo o show que divulga seu terceiro álbum autoral, "Dentro de Mim Cabe o Mundo". Ela mantém dos discos anteriores a voz educada e poderosa, além do desejo (alcançado) de trabalhar cercada de alguns dos músicos mais requisitados de sua geração.

A principal mudança é o "jeitão" do disco. Trata-se de uma coleção de canções leves, solares, com doses certas de humor em letras confessionais.

"Acho que você tem razão ao dizer que é um disco conceitual", diz a cantora à Folha. "Tive uma fase de me preocupar com o sentido da minha vida, de encontrar o que eu acredito. Essa busca é uma liga que amarra as canções."

Paula Giolito/Folhapress
A cantora Monique Kessous posa para retrato no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro

Essa coesão existe e é forte o bastante para que o álbum, no qual Monique escreve 10 das 13 canções (sozinha ou em parcerias), passe a impressão de trilha sonora. "Gosto realmente de pensar nele como trilha de um filme. É o meu momento de busca interior que está documentado ali."

Essa busca parece ter demorado, porque Monique levou seis anos para gravar o sucessor de "Com essa Cor" (2008) e "Monique Kessous" (2010).

Aos 32 anos, ela diz não ter sentido esse intervalo tão grande assim. "Trabalhei o segundo discos até 2013, depois comecei com esse."

Talvez reunir o time que a acompanha tenha prolongado um pouco o processo. A faixa "Aqui Tem", por exemplo, tem três guitarristas na gravação: Davi Moraes, Felipe Apinaud e Denny Kessous, seu irmão.

Para gravar a divertida "Meu Papo É Reto", parceria com Chico César sobre uma azaração numa balada que pode ter várias leitura sobre o gênero dos protagonistas, ela chamou Ney Matogrosso. Moska também aparece, na faixa "Por Causa do Seu Pensamento", de sua autoria, e como tradutor da faixa "O Círculo", original do meio argentino meio americano Kevin Johansen.

Outra versão do disco é mais suave, do português de Portugal para o brasileiro, na adaptação de "Seja Agora", da banda lusitana de pop rock Deolinda.

Com auxílio do multiinstrumentista Berna Ceppas na produção, Monique Kessous está pronta para ser mais conhecida fora do Rio de Janeiro. Para os paulistanos, isso começa agora.

MONIQUE KESSOUS
QUANDO nesta terça (12)
ONDE Teatro Porto Seguro, al. Barão de Piracicaba, 749, tel. (11) 3226-7300
QUANTO de R$ 60 a R$ 80
CLASSIFICAÇÃO livre

Ouça no spotify


Endereço da página: