Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Programa ainda não disse a que veio, mas Fátima sabe rir das gafes

Reinventar-se não é tarefa para amadores. Fátima Bernardes sabe bem o fardo que carrega ao desvincular-se do "casal telejornal" para transitar na seara matinal, terreno cultivado por donas de casa.

Quando estreou, quatro anos atrás, a mulher de William Bonner parecia desconfortável sob sua nova roupagem. Hoje, Fátima veste a carapuça na tentativa de dar fôlego e graça a esse programa, mas que ainda não conseguiu dizer ao certo a que veio.

Arriscar é abrir brechas a gafes. E elas não faltam em "Encontro com Fátima Bernardes". Quando recebeu Terezinha Guilhermina, atleta deficiente visual, Fátima, após ter os olhos vendados para experimentar a sensação de não ver, saiu tateando e, temendo ser vítima de uma "pegadinha" da produção, disparou: "Terezinha, não gosto de alguns bichos, entendeu? Então, se for você, me avisa".

Em outra ocasião, a apresentadora levou um tombo ao jogar capoeira com Rodrigo Simas. Rapidamente, brincou: "Já temos memes". Mesmo quem não acompanha o programa já se deparou nas redes sociais com vídeos que retratam os micos de Fátima.

Escorregou ao ler uma carta recolhida da internet cuja autoria não hesitou em atribuir a Brad Pitt, que teria endereçado o texto a Angelina Jolie. Depois, amargou o erro: "Hoje em dia na internet tantas coisas são compartilhadas milhões de vezes e a gente acaba ficando com dificuldade de atestar a veracidade".

Chamou o funkeiro Biel de Bial. Dançou "Bang" com Anitta. Ordenhou vaca para promover novela. Confundiu Deborah Secco com Debora Bloch. "Matou" o Cristiano Ronaldo por ocasião da morte do sertanejo Cristiano Araújo (ok, essa não foi exclusividade dela)... De qualquer forma, tudo indica que, para Fátima, não existe tempo ruim: ela topa tudo para imprimir seu novo personagem na TV.

Enquanto entrevistava Ana Maria Braga sobre o drama de ter enfrentado um câncer, outra saia justa: o celular de Fátima começou a tocar. Fez questão de explicar por que esquecera o aparelho ligado: formatura da cria. "Os meus filhos chegaram bem, graças a Deus", afirmou. Para, em seguida, complementar: "Não deve ser uma pessoa amiga [que ligou], porque achou que eu pudesse atender agora".

As inimigas terão que engolir: quebrando o salto ou equilibrando-se como pode sobre ele, Fátima encontrou o seu plano B. O programa é que ainda não encontrou o seu caminho.

NA TV

ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES
QUANDO seg. a sex., às 10h50, na Globo


Endereço da página:

Links no texto: