Folha de S. Paulo


Ana Carolina e Seu Jorge estreiam turnê que é 'filha de preto com gay'

Ana Carolina e Seu Jorge não produziam juntos desde 2005, quando lançaram "Ana e Jorge" meio que por acaso. Na noite desta sexta (1º), eles voltaram a dividir o palco e apresentaram ao público a "criança que é filha de preto com gay e muito bem-sucedida", agora já com 11 anos.

Foi a cantora quem brincou com ascendência controversa da "cria", logo após finalizar a quarta música da sequência ininterrupta que abriu o show no Citibank Hall, em São Paulo. "Tanta Saudade", faixa do primeiro álbum da dupla, marcou o início da setlist de 30 canções.

A turnê "Ana e Jorge" volta ao Citibank neste sábado (2), novamente para uma plateia de cerca de 4 mil pessoas. Depois, segue para outras 13 capitais. No Rio, o lançamento acontece nos próximos dias 8 e 9.

Na primeira noite em São Paulo, eles se revezaram ora com um hit dela, ora com algum sucesso do cantor. Decisão acertada que agradou aos fãs de ambos.

No único momento em que conversaram com o público, Ana e Jorge fizeram uma retrospectiva bem-humorada com os principais acontecimentos que marcaram os últimos 11 anos. Até a presidente Dilma foi lembrada, mas sem que houvesse manifestação de opinião partidária.

Eles se alternaram nas recordações, a cantora começou: "Tivemos a primeira presidente mulher do Brasil"; "o primeiro presidente negão dos Estados Unidos"; "o papa é sul-americano, é argentino e, inclusive, muito fofo"; "inclusive, é meu xará". O cantor recordou que "naquela época, mosquito da dengue dava só dengue" e Ana sugeriu que "o Mr. Catra devia ter apenas uns 15 filhos".

Depois disso, só música. Nada de papo. Eles cataram a obscena "Cantinho" e teriam feito corar as vovozinhas que conhecem apenas a Ana Carolina dos hits novelescos.

Aliás, os artistas optaram por não apresentarem somente faixas óbvias. Surpreenderam a plateia com títulos autorais e canções conhecidas de outros cantores. Novidade mesmo apenas "Mais Uma Vez (Nós Dois)", composição de Ana Carolina, Dudu Falcão, Gabriel Moura, Pretinho da Serra e Leandro Fab que integra o trabalho recente.

Nada foi tão nostálgico quanto o momento no qual Ana e Jorge cantaram "É Isso Aí", versão que ela criou de "The Blower's Daughter", de Damien Rice. O público acompanhou uníssono.

DE TUDO UM POUCO

Quem esteve na primeira noite da turnê saiu com a sensação de ter assistido a vários shows. Teve samba com "Tiro ao Álvaro" e Ana Carolina mostrando que domina o pandeiro, teve balada romântica, vide "Para Rua Me Levar" com arranjos já conhecidos, e teve Seu Jorge dançado num estilo bem hip hop.

MAS TAMBÉM FALTOU

As músicas de cunho social, que ambos têm, não tiveram destaque no show, que seguiu a linha dançante e descontraída.

O auxiliar administrativo Cássio Santos, 29, não teve sua canção preferida, "Problema Social", cantada.

Ele afirma se identificar com Seu Jorge, que "canta a crítica, a dificuldade do povo". Negro assim como o cantor, Cássio diz acreditar que entende mais facilmente a mensagem de Seu Jorge.

NÃO TÃO BOM

O som apresentou problemas durante quase toda a noite. Seu Jorge chegou a soltar um abafado "tá foda" enquanto cantava. Ana parece ter segurado melhor a barra.

A falha técnica não passou despercebida do público, que na saída do show comentava o incômodo. Para Eliane Duarte, 53, que é dona de uma loja de som automotivo, o problema deve ter vindo das caixas som. "Foi uma pena, porque essas duas vozes são maravilhosas", disse.

DESPEDIDA

Provavelmente esta foi a primeira vez em 11 anos que Ana Carolina não finalizou um show com "Elevador" —a cantora sempre se despede ao som do single.

Dessa vez, ela deixou o palco ao lado do companheiro depois de cantar "Beat da Beata", que também foi parte do primeiro DVD com Seu Jorge.

SETLIST

1. "Tanta Saudade"
2. "Pole Dance"
3. "Mina do Condomínio"
4. "Cantinho"
5. "Chaterton"
6. "É Isso Aí"
7. "Mais Uma Vez"
8. "Quem Não Quer Sou Eu"
9. "Não Diga Nada"
10. "Coleção"
11. "Sábado e Domingo
12. "Vox Populi"
13. "Comparsas"
14. "Pequinês e Pitbul"
15. "Tiro Ao Álvaro"
16. "Chiclete com Banana"
17. "Mal Acostumado"
18. "Para Rua Me Levar"
19. "Talismã"
20. "Carolina"
21. "Felicidade"
22. "Sinais de Fogo"
23. "Amiga Da Minha Mulher"
24. "Rosas"
25. "Salve Jorge"
26. "Elevador"
27. "Burguesinha"
28. "Garganta"
29. "Mais Uma Vez"
30. "Beat da Beata"


Endereço da página:

Links no texto: