Folha de S. Paulo


Fronteiras do Pensamento traz ao Brasil Vargas Llosa e Ian McEwan

Francisco Seco/Associated Press
FILE - In this July 22, 2014 file photo, Peru's Nobel Literature Prize laureate Mario Vargas Llosa attends a ceremony where he was an Honoris Causa degree by Lisbon Nova University, in Lisbon, Portugal. It was announced Tuesday, Feb. 9, 2016, that Vargas Llosa has been chosen to receive the Pedro Henriquez Urena Prize from the Dominican Republic, but Dominican authorities are pushing against the decision, arguing that the author has been a harsh critic of recent Dominican immigration policies that have stripped Haitian descendants of their Dominican citizenship. (AP Photo/Francisco Seco, File) ORG XMIT: XLAT113
O peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010, abre o evento em maio

Com as migrações humanas e as rupturas culturais em efervescência, e o conceito de fronteira se mostrando cada vez mais obsoleto, quais são as revoluções, sejam individuais, sejam coletivas, capazes de promover uma grande virada contemporânea?

É a esta pergunta que os oito conferencistas convidados para a décima edição do ciclo de debates Fronteiras do Pensamento tentarão responder em suas palestras.

Com parceria da Folha, o ciclo começa no próximo dia 9 de maio, em São Paulo.

Dos oito encontros, espaçados em sete meses, participarão pensadores de destaque no cenário internacional nas áreas da cultura, da sustentabilidade, da política, da literatura, da psicanálise, da filosofia e da arquitetura.

OTIMISMO E TOLERÂNCIA

Neste ano, o Fronteiras do Pensamento terá um sentido "indisfarçavelmente otimista. A visão do mundo como potência", afirma Fernando Schüler, 50, mestre em ciências políticas e curador do ciclo de debates.

A visão de "potência" à que se refere diz respeito ao século 20, no qual tudo parece ter mudado. "O século da imagem em movimento, da suprema aceleração, que levou o homem do 14 Bis à conquista da Lua em inacreditáveis 63 anos", diz Schüler.

Em meio ao recrudescimento do fundamentalismo islâmico e da xenofobia que atingem principalmente o Oriente Médio e também a Europa, com milhares de refugiados batendo à sua porta, o Fronteiras do Pensamento levará também o tema "tolerância" aos debates.

VARGAS LLOSA

A abertura do programa, no Complexo Ohtake Cultural, ficará a cargo de Mario Vargas Llosa.

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, o escritor, jornalista e ensaísta peruano participou, naquele mesmo ano, das conferências em Porto Alegre, sede então do Fronteiras.

Entre outros convidados para a edição deste ano (veja todos os participantes no quadro ao lado) estão o cientista político norte-americano Francis Fukuyama, o escritor português nascido em Angola Valter Hugo Mãe e a ex-presidente da Irlanda (1990-1997) Mary Robinson, atualmente enviada especial das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

2006

Concebido em 2006, em Porto Alegre, o ciclo Fronteiras do Pensamento, sempre buscou analisar, por meio de conferências e debates com intelectuais, as mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas do período.
Já na sua primeira edição, em 2007, mais de 40 debatedores participaram das conferências.

Nestes dez anos de existência, já foram realizadas mais de 200 conferências internacionais, assistidas por milhares de espectadores.

Os encontros sempre tiveram como propósito básico a tradução do mundo atual e do tempo atual.

"Não para categorizá-los ou restringi-los, mas justamente para ampliar e diversificar o debate", diz Schüler.

Para facilitar o acesso aos debates, o Fronteiras do Pensamento oferece no endereço www.fronteiras.com centenas de vídeos, com legendas em português, em espanhol e em inglês, além de artigos, notícias e entrevistas.

AGENDA

9/5, às 20h30­ - Mario Vargas Llosa
Jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, o peruano é reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. Em 2010, uma semana após receber o Nobel de Literatura, participou do Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre. Entre suas obras destacam­-se "Tia Júlia e o Escrevinhador", "Conversa no Catedral", "A Guerra do Fim do Mundo" e "Pantaleão e as Visitadoras".

1º/6, às 20h30 -­ Mary Robinson
Diplomata irlandesa, é líder internacional na área da sustentabilidade. Foi senadora por duas décadas. Em 1990, tornou-­se a primeira mulher a ser eleita presidente da Irlanda. Renunciou ao cargo dois meses antes do fim do mandato, em 1997, e assumiu o posto de Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos. Atualmente, é enviada especial da ONU para Mudanças Climáticas e integra o "The Elders", grupo fundado por Nelson Mandela que reúne líderes globais que trabalham pela paz e pelos direitos humanos.

29/6, às­ 20h30 -­ Francis Fukuyama
Um dos mais importantes representantes do conservadorismo no mundo, o cientista político foi um dos ideólogos do governo de Ronald Reagan e impulsionou o surgimento do neoconservadorismo, movimento com o qual rompeu posteriormente. Ganhou destaque mundial ao publicar "O Fim da História". Atualmente, é professor de ciências políticas da Universidade de Stanford.

31/8, às 20h30 - Valter Hugo Mãe
Escritor português nascido em Angola, em 1971, é também editor, apresentador, artista plástico e cantor. Em 2007, ganhou o Prêmio José Saramago com o seu segundo romance, "o remorso de baltazar serapião". Seus quatro primeiros romances ­­"o nosso reino", "o remorso de baltazar serapião", "o apocalipse dos trabalhadores" e "a máquina de fazer espanhóis"­­ são conhecidos como a tetralogia das minúsculas, já que foram todos escritos sem maiúsculas, para valorizar a oralidade.

14/9, às 20h30 - Elisabeth Roudinesco
A historiadora e psicanalista francesa é graduada pela Sorbonne, com especialização em linguística. É autora de diversos livros sobre a história da psicanálise, a Revolução Francesa, filosofia e judaísmo. Em 1993, publicou a biografia de Jacques Lacan e, em 2014, a de Sigmund Freud, ­obra que será lançada no Brasil quando ela vier para o Fronteiras do Pensamento.

5/10, às 20h30 - Peter Sloterdijk
O filósofo alemão é um dos renovadores da filosofia atual. Seu livro "Crítica da Razão Cínica", lançado na Alemanha em 1983, tornou­-se o maior best- seller alemão de filosofia desde a Segunda Guerra. A obra foi lançada no Brasil em 2012.

26/10, às 20h30 - Ian McEwan
Conhecido pela atmosfera de suspense e pelos enredos sombrios, que expõem em suas obras dilemas de ética e de moral, o ficcionista inglês foi indicado várias vezes ao Prêmio Booker, que venceu em 1998, com "Amsterdam". Seu livro mais recente publicado no Brasil, "A Balada de Adam Henry", aborda a defesa da racionalidade científica contra o fundamentalismo religioso.

23/11, às 20h30 - Jan Gehl
Em seus trabalhos, o arquiteto e urbanista dinamarquês busca humanizar espaços públicos, com a implantação de ciclovias, o compartilhamento no trânsito e a revitalização dos centros urbanos. Seu livro "Cidades para pessoas", de 2010, aborda questões como mobilidade, sustentabilidade e segurança.

ONDE Teatro Cetip/Instituto Tomie Ohtake, r. Coropés, 88, São Paulo
INFORMAÇÕES (11) 4020.2050; www.fronteiras.com
QUANTO toda a temporada: R$ 2.886 (plateia), R$ 2.196 (balcão); ingressos não são vendidos individualmente. 50% desconto para inscritos em versões anteriores, assinantes da Folha ou da revista "Piauí" e beneficiários de meia-entrada (conforme legislação)
ONDE COMPRAR www.ticketsforfun.com.br, bilheteria do teatro e Livraria da Vila (50% de desconto para cartão fidelidade)


Endereço da página: