Folha de S. Paulo


Ivana Arruda Leite mistura literatura e gastronomia na Cozinha da Doidivana

Fabio Braga/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 30-12-2014: A escritora Ivana Arruda Leite em sua residencia. A escritora Ivana Arruda Leite, 63, que lanca dois livros de conto. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, ILUSTRADA)***EXCLUSIVO***.
A escritora Ivana Arruda Leite em sua residencia, em 2014

Em 1905, no livro "Homem e Super-Homem", o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw (1856-1950) cravou: "Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida".

Mais de um século depois,a escritora Ivana Arruda Leite uniu duas grandes paixões —literatura e culinária— no projeto Cozinha da Doidivana, no Sesc Ipiranga, em São Paulo. A ideia é receber autores e, enquanto conversam sobre livros e amenidades, preparar refeições que, de alguma forma, dialogam com as obras dos convidados.

Nas duas primeiras edições foram 18 encontros — oito em 2014 e dez em 2015. Assim surgiram mojica de pintado da curva do rio sujo (combinação de peixe e mandioquinha batizada em homenagem a "Curva de Rio Sujo", de Joca Reiners Terron), linguiça com milho dos cavalos (em referência a "Eles Eram Muitos Cavalos", de Luiz Ruffato), frango tailandês sem gelo (ave ao curry inspirada em "Sem Gelo", blog de Fernanda D'Umbra) e tantos outros pratos.

O projeto inicia sua terceira temporada no fim de fevereiro, com seis encontros já previstos. "Mas esse número pode aumentar", diz Ivana.

João Carrascoza abre esta edição no dia 28. Depois dele, estarão na cozinha —ou melhor, um auditório com cenografia que dá ambiência de cozinha— a poeta Bruna Beber (27/3), os cronistas Antonio Prata (24/4) e Reinaldo Moraes (29/5), a quadrinista Laerte (26/6) e a contista Carol Rodrigues (31/7).

Os pratos que serão preparados permanecem em segredo, mas todos terão alguma relação com o convidado da noite. "Eu que bolo o cardápio", diz Ivana, "e ele tem a ver com a pessoa —se ela é de um determinado Estado, eu procuro fazer um prato regional, por exemplo".

As receitas são da própria Ivana, que guarda cadernos repletos delas em casa. "Minha mãe cozinha muito bem; minhas duas avós cozinhavam muito bem... Cresci dentro da cozinha", diz a escritora. Mas ela confessa: prefere os salgados. "Não gosto de doce, não cozinho doce. Tem gente que diz que isso é falta de caráter", brinca.

Dias antes do evento, ela entrega à equipe do Sesc a ficha técnica, com ingrediente e modo de preparo. Eles fazem a receita e, em seguida, Ivana faz a prova, sobretudo para apurar o tempero. No dia do evento, ela cozinha para o escritor, enquanto o público —de, no máximo, 30 pessoas— saboreia o prato preparado pela equipe do Sesc e supervisionado pela autora. Ao fim, Ivana entrega sua receita aos presentes.

Sesc Ipiranga/Divulgação
A escritora Ivana Arruda Leite no projeto Cozinha da Doidivana, em 2015
A escritora Ivana Arruda Leite no projeto Cozinha da Doidivana, em 2015

BRINCADEIRA

"Em 2014, eu já tinha ideia de fazer uns videos aqui em casa", lembra Ivana, que usa as redes sociais para compartilhar algumas de suas experiências na cozinha.

Na mesma época, o Sesc Ipiranga passava por reformas e a direção da instituição decidiu alugar um espaço para que as atividades não cessassem. "Alugamos um casarão antigo, bem decadente", lembra Antônio Martinelli, coordenador de programação da instituição.

Como era um imóvel residencial, cômodos como quartos e salas foram adaptados para as atividades do Sesc.

"A gente chamou alguns escritores para visitarem os quartos, pois queríamos criar o projeto Quarto de Escritor, e a Ivana estava no meio desses autores", diz Martinelli. "A ideia era que ela tivesse um dos quartos."

Por outro lado, enquanto os quartos e salas eram ocupados gradualmente, a equipe não sabia o que fazer com a cozinha, um espaço de aproximadamente 20 m².

"Como a gente já sabia da grande proximidade de Ivana com o universo culinário, a gente brincou: 'Você vai ficar com a cozinha'", lembra Martinelli. "Ela gostou da ideia."

COZINHA DA DOIDIVANA
QUANDO 28/2 (João Carrascoza), 27/3 (Bruna Beber), 24/4 (Antonio Prata), 29/5 (Reinaldo Moraes), 26/6 (Laerte) e 31/7 (Carol Rodrigues), às 19 horas
ONDE Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
QUANTO R$ 30; vendas de lugares no site do Sesc Ipiranga a partir de terça (16) e nas unidades do Sesc a partir de quarta (17)


Endereço da página:

Links no texto: