Folha de S. Paulo


Vaca é heroína de primeiro livro de David Duchovny, ator de 'Arquivo X'

David Duchovny diz que ser ator foi algo que surgiu de sua política pessoal: seguir as oportunidades. Embora conhecido mundialmente como o Fox Mulder da série "Arquivo X", ele se considera, antes de tudo, um escritor.

Depois de alguns roteiros para TV e cinema, a prova definitiva disso acaba de chegar às livrarias brasileiras. "Holy Cow - Uma Fábula Animal" é seu romance de estreia, de 2015, divertida história narrada por Elsie, vaca que descobre a terrível verdade: homens matam e comem vacas!

David McNew/Reuters
Actor David Duchovny of
David Duchovny durante apresentação da nova temporada do seriado 'Arquivo X' em Pasadena (EUA)

A passagem do livro em que a personagem chega ao matadouro e se depara com seu destino é realmente assustadora. Algo comparável à morte da mãe do Bambi no desenho clássico da Disney.

"A vaca narradora foi uma dessa ideias que surgem na sua cabeça sem avisar, enquanto você está dirigindo seu carro", conta Duchovny por telefone à Folha, falando de Los Angeles.

"Pensei que, se eu fosse uma vaca, o melhor lugar para viver seria a Índia, onde é um animal sagrado e intocável. Elsie acreditava que sua mãe e as outras vacas tinham sumido, que esse era seu destino tranquilo numa vida agradável. Descobrir a indústria da carne a leva a fugir."

Elsie cai na estrada com dois amigos que também buscam lugares seguros para viver. Vão com ela o porco Shalom, que adotou esse nome ao se converter ao judaísmo para morar em Israel (onde não se come porco), e o peru Tom, louco para ir até a Turquia, que acredita ser uma terra mágica dos perus -em inglês, os nomes "peru" e "Turquia" se escrevem com a mesma palavra, "turkey".

Apesar do mote, Duchovny não foi um garoto de fazenda. "Sou da cidade grande, nasci e cresci em Manhattan. Precisava de personagens que se sentissem deslocados e de algo que provocasse sua fuga desesperada."
escritor e músico

Aos 55 anos, a entrada na vida literária parece tardia, principalmente para alguém que estudou literatura inglesa, com bacharelado pela Universidade de Princeton e mestrado em Yale.

"Eu me sinto mais seguro como escritor do que como ator", conta Duchovny, que lança em abril seu segundo romance, "Bucky F*cking Dent".

"São bem diferentes. Pensei na história de Elsie como filme para crianças. Mas sinto que meu caminho deve seguir o segundo livro, a novela urbana, contemporânea."

Duchovny diz que não teve a preocupação de escrever algo próximo do universo fantástico de "Arquivo X" -sua colega de série Gillian Anderson escreveu romances de ficção científica.
"Não fico pensando em 'Arquivo X' no meu dia a dia. Fiz outras duas séries de TV ['Californication' e 'Aquarius'], escrevo, lancei meu disco."

Holy Cow: Uma Fábula Animal
David Duchovny
l
Comprar

O próximo passo dele é uma turnê na Europa para mostrar "Hell or Highwater", álbum de baladas que lembram muito as do roqueiro Tom Petty.

"Escuto sempre a rádio de Tom Petty, que transmite sua obra e músicas das quais ele gosta. Não nego a influência", conta Duchvony, o ator, cantor e escritor.

HOLY COW - UMA FÁBULA ANIMAL
AUTOR David Duchovny
TRADUTORA Renata Pettengil
EDITORA Record
QUANTO R$ 35 (210 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: