Folha de S. Paulo


Ao receber prêmio, Reese Witherspoon defende mais espaço para atrizes

Homenageada pela Cinemateca Americana nesta sexta (30), a atriz Reese Witherspoon usou seu discurso de agradecimento para reivindicar mais espaço para as mulheres nas telas. "Mulheres são 50% da população, então deveríamos ter metade dos papeis", afirmou.

"Precisamos ver mais mulheres interpretando cirurgiãs, astronautas, soldadas e juízas da Suprema Corte, não apenas mães e namoradas de homens famosos", acrescentou.

Vencedora do Oscar pelo papel de June Carter em "Johnny & June" (2005), Reese é conhecida defensora da causa feminista em Hollywood.

Mario Anzuoni/Reuters
A atriz Reese Witherspoon recebe homenagem da Cinemateca Americana
A atriz Reese Witherspoon recebe homenagem da Cinemateca Americana

Em 2012, junto com a australiana Bruna Papandrea, criou a produtora Pacific Standard, que tem o objetivo de lançar longas com mulheres como protagonistas. Exemplos: "Livre" e "Garota Exemplar", ambos de 2014.

Também sobrou espaço para piadas no discurso da atriz. "Eu realmente pensava que, se eu trabalhasse duro, um dia Matthew McConaughey subiria em um grande palco e diria coisas boas a meu respeito", brincou, sobre receber das mãos do colega ator a homenagem da cinemateca. "Eu acho que esse é, basicamente, o sonho de qualquer mulher do Sul [dos EUA]."

Também participaram da homenagem as atrizes Jennifer Garner, Jennifer Aniston, Kate Hudson e Laura Dern, além do diretor Alexander Payne.


Endereço da página: