Folha de S. Paulo


Maior evento de tipografia, conferência anual da ATypI chega a SP

Pela primeira vez desde sua criação, em 1957, a conferência anual da ATypI (Associação Tipográfica Internacional) acontecerá em um país do hemisfério sul: desta quarta (14) a sábado (17), São Paulo sedia o evento, o mais importante no mundo na área de design tipográfico.

Com ingressos esgotados, alguns dos mais importantes especialistas da área farão palestras e oficinas sobre design de letras durante quatro dias.

Cerca de 70 palestrantes de 20 países falarão sobre temas diversos: o ensino da escrita em cadernos de caligrafia, a qualidade da leitura em telas digitais, o comércio mundial de fontes, a criação de letras para pessoas com dislexia, os alfabetos árabe, chinês e cirílico e os aspectos técnicos, culturais e históricos do desenho de letras.

Como de praxe, os países sede são convidados a apresentar um panorama da cultura tipográfica local, e neste ano 13 palestras serão feitas por brasileiros.

Editoria de arte/Folhapress
DESENHO DE LETRASExemplos das tipografias discutidas no evento
Exemplos das tipografias discutidas no evento

FOLHA SERIF

Um dos conferencistas mais esperados é Sumner Stone, ex-diretor de tipografia da Adobe, que fará uma oficina de oito horas sobre variação de pesos de fontes. Na empresa, ele foi o responsável por escolher fontes novas –e restaurar algumas centenárias– para os programas utilizados por designers no mundo todo.

Outro é o designer holandês Luc(as) de Groot, fará no sábado uma apresentação sobre a Folha Serif, fonte que criou com exclusividade para a Folha e que hoje é usada nos títulos do jornal.

Em 1993, o jornal desenvolvia um novo projeto gráfico coordenado pela designer brasileira Eliane Stephan, e De Groot ficou incumbido de desenhar a nova fonte.

"Pensamos na história do jornal. O logotipo surgiu dos logos anteriores, então a origem da Folha Serif é o próprio logo do jornal", diz Eliane.

No livro "Dutch Type", um compêndio sobre a tipografia na Holanda, o historiador Jan Middendorp –que também estará na ATypI– diz que, entre as fontes criadas por De Groot para empresas, a Folha Serif é a mais interessante.

Para ele, o eixo vertical da letra permite que ela seja mais retangular, economizando espaço. Já a leve inclinação no contorno externo cria ritmo para uma leitura confortável.

Em projetos gráficos mais recentes, essa fonte ganhou o acompanhamento de versões mais finas e mais grossas. Em 2001, De Groot tomou como base a Folha Serif para desenhar um novo tipo de títulos para o jornal francês "Le Monde", batizado Floris.

*

APRESENTAÇÕES MAIS AGUARDADAS

Ann Bessemans
Mostra como detalhes dos desenho das letras criam o ritmo visual que torna a leitura mais confortável

Catherine Dixon
Após temporada no Brasil, a professora inglesa retorna para questionar a rele- vância e a invisibilidade da tipografia

Fernanda Martins
A designer brasileira fala da pesquisa que realiza sobre a pintura popular de nomes dos barcos na Amazônia

Jan Middendorp
O autor, historiador e crítico de tipografia fala sobre a relação entre criação artística e negócio

Kevin Larson
Pesquisador de tecnologias de leitura da Microsoft fala sobre o sistema visual humano e a leitura digital

Kollontai Diniz
A brasileira fala so- bre a missão jesuíta que, no séc. 17, usou índios para imprimir os primeiros livros do continente

Priscila Farias
A professora da FAU-USP apresenta pesquisas sobre a história de antigas tipografias da cidade de São Paulo

Rob Saunders
O curador fala da coleção Letterform Archive, que reúne cerca de 15 mil artefatos relacionados à tipografia

Sumner Stone
O ex-diretor de tipografia da Adobe fará oficina sobre variações de peso e largura em famílias de fontes

CONGRESSO ATYPI
QUANDO qua. (14) a sáb. (17)
ONDE Faap, r. Alagoas, 903, tel. (11) 3662-7000
QUANTO ingressos esgotados
INFORMAÇÕES no site da Atypi


Endereço da página:

Links no texto: