Folha de S. Paulo


Theatro Municipal apresentará seis óperas na temporada 2016

O Theatro Municipal de São Paulo apresentará seis óperas na temporada 2016. A programação, com uma atração a menos que neste ano, foi anunciada junto com o calendário sinfônico, nesta quarta (15), pelo maestro e diretor artístico do Theatro, John Neschling, em sua página pessoal no Facebook.

Lívia Sabag e Neschling, parceiros em "Salomé", de Richard Strauss (1864-1949) no ano passado –eleita a melhor de 2014 pelo júri especializado do "Guia da Folha"– voltam a trabalhar juntos em outra ópera do compositor, "Elektra", em cartaz em outubro.

Giuseppe Verdi (1813-1901), representado neste ano por "Otello", terá o seu "Don Carlo" no palco em março, abrindo a temporada. O blockbuster da vez será "La Bohème", de Puccini (1858-1924), reposição de uma montagem exibida na casa em 2013. Suas récitas acontecerão em maio.

Sylvia Masini/Divulgação
 Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, que divulgou programação de 2016
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, que divulgou programação de 2016

Julho será o mês de "Lady McBeth de Mtsensk", de Shostakovich (1906-75), com produção da ópera Helikon de Moscou, e em agosto o próprio Neschling vai assumir a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo no "Il Trittico", de Puccini, que reúne "Il Tabarro", "Suor Angelica" e "Gianni Schicchi".

O italiano Stefano Poda, que se prepara para estrear no Theatro Municipal a sua "Thaïs", de Massenet, no próximo dia 23, voltará ao país para dirigir a única ópera brasileira da temporada, "Fosca", de Carlos Gomes (1836-96), com Neschling no comando da orquestra.As récitas, em dezembro, vão encerrar a temporada 2016.

A venda da assinaturas para as temporadas lírica e sinfônica começará em outubro. Mais detalhes sobre solistas e programas serão anunciados futuramente, assim como outros programas da casa. Toda a programação está sujeita a alterações.

Em seu post, Neschling sinaliza a continuidade do Municipal na Cidade, "com grupos se apresentando em intervenções relâmpago na cidade ou com espetáculos gratuitos no próprio Theatro, ensaios abertos, programação infantil".

TEMPORADA LÍRICA DE 2016

Março
"Don Carlo", de Giuseppe Verdi - Regência de John Neschling. Direção de Emilio Sagi. Com Alfred Kim, Paata Burchladze, Rodrigo Esteves, Alisa Kolosova

Maio
"La Bohème", de Giacomo Puccini (reposição de uma produção do Theatro Municipal de 2013). Regência de Eduardo Strausser,. Direção de Arnaud Bernard (reposição de Juliana Santos). Com Cristina Passaroiu, Ivan Magri, Mattia Olivieri, Mihaela Marcu

Julho
"Lady Macbeth de Mtsensk", de D. Shostakovitch (produção da Opera Helikon de Moscou). Regência de Vladimir Ponkin. Direção de Dmitry Berman

Agosto
"Il Trittico", de G. Puccini. Regência de John Neschling. Direção de Damiano Michieletto. "Il Tabarro", com Ambrogio Maestri, Maria José Siri e Tiago Arankam; "Suor Angelica", com Maria José Siri e Kismara Peissatti; "Gianni Schicchi", com Ambrogio Maestri, Lina Mendes e Celso Albelo

Outubro
"Elektra", de Richard Strauss. Regência de John Neschling. Direção de Livia Sabag. Com Catherine Foster, Amanda Echalaz, Natascha Petrinsky, Peter Bronder e Albert Dohmen

Dezembro
"Fosca", de Carlos Gomes. Regência de John Neschling. Direção de Stefano Poda. Com Ainhoa Arteta, Egils Sillins, Arnold Rutkowsky, Nadine Koutscher, Luiz Ottavio Faria

TEMPORADA SINFÔNICA DE 2016

24 e 25 de janeiro de 2016 - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de George Pehlivanian (solista a confirmar)

30 e 31 de Janeiro - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Carlos Moreno (solista Janis Vakarelis, piano)

4 e 5 de fevereiro - Concerto Carnavalesco, regência de John Neschling com participações especiais.

9 e 10 de abril - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Misha Damev (solista Leticia Moreno - violino).

21 e 22 de maio - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Eduardo Strausser (solista Daniel Kharitonov - piano).

17, 18 e 19 de junho - Orquestra Sinfônica Municipal, coro Lírico, regência de John Neschling (espetáculo criado pela Fura dels Baus). Alma Brasileira (Villa-Lobos)

25 e 26 de junho - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de John Neschling; solistas David Fray (piano), Malin Hartelius (soprano) e Paulo Szot (barítono).

3 e 4 de setembro - Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Aziz Shokhakimov (solista a confirmar)

29 e 30 de outubro - Orquestra Sinfônica Municipal com regência e solo do pianista e maestro Xu Zhong


Endereço da página: