Folha de S. Paulo


Longa 'Neruda - Fugitivo' retrata vida clandestina do poeta chileno

O diretor chileno Manuel Basoalto rodava uma série documental sobre o poeta Pablo Neruda (1904-1973) para a TV quando percebeu que sua história daria um filme de ficção.

"É um escândalo que nenhum cineasta chileno tenha feito um filme sobre ele", diz. "Tem 'O Carteiro e o Poeta' [de Michael Radford], por exemplo, que foi rodado na Itália. Mas não tinha um filme com atores chilenos, diretor chileno e filmado nos lugares onde as coisas aconteceram."

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Neruda - Fugitivo".

Nasceu dessa ideia o filme "Neruda - Fugitivo, que estreia nesta quinta (9) e se concentra no período em que o escritor viveu clandestinamente na Argentina e na França durante um período de quatro anos. Após fazer um discurso inflamado no Congresso contra o presidente Gabriel González Videla, teve de deixar o país e adotar um novo nome.

Foram cerca de quatro anos de pesquisa, refazendo os trajetos do poeta e conversando com pessoas que o conheceram. Segundo Basoalto, se você perguntar em qualquer lugar do mundo sobre um personagem conhecido do Chile, entre os nomes certamente estará o de Neruda.

"É uma das figuras que fizeram o Chile ser conhecido fora do país, porque dedicaram sua vida a mudá-lo. Como chileno, acho que lhe devíamos um filme que seja um testemunho do que foi sua vida, sua obra, seu compromisso."

Para o diretor, Neruda é um personagem complexo, muitas vezes retratado como uma caricatura. "Alguns dizem que ele era um apaixonado pelas mulheres e ficam só nisso. Para outros, ele é apenas um poeta comunista, esquerdista", afirma. "Neruda era muito mais que tudo isso."

Era, em sua opinião, um homem "com uma sensibilidade muito latino-americana", conectado com os problemas de seu tempo. É isso que Basoalto procura mostrar no filme. "Neruda queria que sua literatura acompanhasse os processos sociais. Viveu todos os aspectos da vida apaixonadamente, inclusive seu compromisso social", diz.


Endereço da página:

Links no texto: