Folha de S. Paulo


crítica

Richard Lloyd Parry desvenda o submundo do Japão em obra fascinante

Em 2000, uma inglesa de 21 anos, Lucie Blackman, saiu para trabalhar em Tóquio e nunca mais voltou. Lucie era hostess em uma casa noturna da cidade. Seu trabalho consistia, basicamente, em bater papo e manter de bom humor os clientes, na maioria executivos japoneses.

"Devoradores de Sombras — A História Real de uma Jovem Inglesa que Desapareceu nas Ruas de Tóquio e do Mal que a Aniquilou", do jornalista britânico Richard Lloyd Parry, é um livro-reportagem fascinante que cumpre o que promete: conta não só a história de Lucie e de seu desaparecimento, mas mergulha no submundo da capital japonesa e revela um Japão desconhecido para a maior parte dos ocidentais.

Reprodução
Lucie Blackman, a inglesa cuja morte é investigara em
Lucie Blackman, a inglesa cuja morte é investigara em "Devoradores de Sombras", de Richard Parry.

Parry levou dez anos para escrever o livro. Quando o caso parecia solucionado e a imprensa do mundo todo já tinha esquecido Lucie Blackman, ele continuou acompanhando o longo julgamento e as repercussões do crime.

Sua descrição do sistema judicial japonês é impressionante, assim como os relatos de incompetência e corrupção da polícia de Tóquio.

Um dos maiores trunfos do trabalho de Parry é a descrição da vida de jovens europeias e norte-americanas que vão tentar a vida no Japão e acabam encontrando empregos de hostesses.

Devoradores de Sombras
Richard Lloyd Parry
livro
Comprar

O que para muitos é um passo para a prostituição, na verdade, como mostra o autor, cumpre uma função social importante na sociedade japonesa e na vida de muitos homens, que pagam, e muito, simplesmente para conversar –e receber elogios– de mulheres estrangeiras.

DEVORADORES DE SOMBRAS
AUTOR Richard Lloyd Parry
TRADUÇÃO Rogério Bettoni
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 69,90 (496 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: