Folha de S. Paulo


Editor distribuirá livro sobre Manuel Bandeira guardado há nove anos

Um livro biográfico sobre Manuel Bandeira, impresso pela editora Relume Dumará há nove anos e nunca distribuído, chegará às livrarias na próxima semana.

O trabalho, assinado por Paulo Polzonoff Jr. e editado dentro da coleção Perfis do Rio, ficou engavetado depois que os herdeiros do poeta vetaram a comercialização.

Nesta quarta (17), o editor Alberto Schprejer informou que finalmente fará a distribuição da obra, que a princípio ficou no estoque da Ediouro (grupo que adquiriu a Relume Dumará em 2006) e hoje está num depósito particular.

Segundo Schprejer, embora tenha vendido a marca Relume Dumará para a Ediouro, obras publicadas anteriormente à cessão da marca continuaram com a Dumará Distribuidora de Publicações, que ainda pertence a ele.

"Na ocasião, mesmo com a negativa da família tive de imprimir o livro, porque era uma coedição com a Prefeitura do Rio, o que me obrigava a entregar ao governo 500 exemplares da tiragem de 2.000. Mas, sabendo que seria recolhido, decidi não distribuir", disse o editor.

Segundo o editor, o livro, com apenas 132 páginas, "não tem a proposta de ser uma biografia completa e esmiuçada". "É um perfil jornalístico que faz um trabalho interessante de acompanhar a vida do Manuel Bandeira com toda a delicadeza", diz.


Endereço da página: