Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Filme de terror brasileiro, 'O Amuleto' parece produção amadora

"O Amuleto" é um filme de terror, mas o único espanto aqui é tentar entender por que atores experientes como Maria Fernanda Cândido, Michel Melamed e Daniel Filho (este numa participação especial) aceitaram fazer parte deste empreendimento que, por vezes, mais parece um filme amador.

Passado em Florianópolis, "O Amuleto" conta a história de quatro jovens que vão a uma festa no meio de uma floresta, se perdem e acabam atacados pelos fantasmas de duas mulheres assassinadas no local no século 18.

O filme não assusta, não tem suspense e é prejudicado por uma confusa montagem não linear. Algumas sequências são tão esdrúxulas que chegam a causar risos.

O que dizer de uma menina que, ao ficar de cócoras para aliviar a bexiga na floresta, ouve sons assustadores e imediatamente pega o celular para filmar? E Reginaldo, o vilão inepto interpretado por Melamed, que consegue se estabacar ao invadir sorrateiramente uma casa por uma janela térrea e aberta?

Numa cena, Reginaldo e Carvalhão, o investigador do caso, assistem à morte de uma menina, filmada em um celular. Diz Carvalhão: "Tudo gravado no celular da vítima...". Ao que o brilhante Reginaldo responde: "Estranho, não? Quem será que gravou?".

Caio Cezar/Divulgação
Créditos: Caio Cezar/Divulgação Legenda: Cena do filme
Cena do filme "O Amuleto"

ZUMBIFICADA

Maria Fernanda Cândido passa o filme inteiro falando num tom monocórdico, como se estivesse zumbificada. Só que o filme não é de zumbis.

A única coisa que assusta de verdade em "O Amuleto" é a quantidade de jabás de uma conhecida estatal petrolífera que anda sendo investigada por corrupção.

A loja de conveniência do posto é um cenário importante do filme, onde Reginaldo lê um jornal embaixo de uma placa imensa com o logotipo da empresa, e os jovens abastecem o carro antes de rumar para o encontro com os espíritos errantes.

O Amuleto

O AMULETO
DIREÇÃO Jefferson De
ELENCO Bruna Linzmeyer, Maria Fernanda Cândido e Michel Melamed
PRODUÇÃO Brasil, 2014, 12 anos
QUANDO estreia nesta quinta (28)
AVALIAÇÃO ruim


Endereço da página: