Folha de S. Paulo


Em novo disco, banda Mumford & Sons abandona o folk rock

Pouco antes de sumir dos palcos, em 2013, os ingleses do Mumford & Sons (então considerados uma banda de folk rock) lançaram um curioso videoclipe para a música "Hopeless Wanderer".

Nele, músicos caipiras destroem seus instrumentos acústicos ao final de uma performance em um estábulo. Um ano e meio depois, o vídeo soa como profecia.

O grupo lança em maio seu terceiro álbum, "Wilder Mind", e aboliu totalmente o banjo, que era sua assinatura.

"Sem querer, o clipe foi um sinal de que estávamos cansados deste mundo", diz à Folha o vocalista, Marcus Mumford, 28. "As pessoas haviam nos rotulado e colocado nesta caixa de música folk, acústica, agrícola, rural. E nós crescemos na cidade, tocando instrumentos elétricos."

Divulgação
Os músicos da banda inglesa Mumford and the Sons
Os músicos da banda inglesa Mumford and the Sons

Para o tocador de banjo Winston Marshall, a mudança veio naturalmente –preferia pegar a guitarra para fazer checagem de som na turnê do disco "Babel". "Começamos a tocar estas coisas acústicas por diversão e deu certo, por um tempo. Agora queremos voltar às origens", diz Marshall, que garantiu o banjo para os shows, assim como sintetizadores.

O primeiro single do novo trabalho, a balada "Believe", garantiu a melhor estreia da banda na lista Hot Rock Songs, da Billboard, que inclui vendas e tempo de rádio e streaming. Depois de abrir em quarto lugar em março, a música segue no top 10.

"Somos uma banda de rock baseada nas letras das músicas. Os instrumentos são apenas um veículo, são segundo plano", diz Mumford, autor dos hits "The Cave", que traz referências à "Odisseia" de Homero, e "Sigh No More", com alusões a Shakespeare.

Nas novas composições, é difícil traçar um tema. De início, parecem canções de fim de relacionamento e nos fazem pensar se está tudo bem com o casamento de Mumford com a atriz Carey Mulligan. Mas os dois estão ótimos.

"É mais um álbum sobre relações e não um álbum romântico. Tiramos inspiração das experiências das quatro pessoas da banda, foi um processo coletivo", afirma o cantor, que formou a banda em 2007 e alcançou fama mundial ao tocar com Bob Dylan no Grammy 2011.

Em 2015, a banda fará uma turnê pela pelos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Fãs fanáticos de futebol, Mumford e Marshall querem vir ao Brasil em breve. "Ganhei uma camisa do Fluminense, mas eles nem são bons, né?", perguntou o guitarrista, que visitou diversas cidades na Copa do Mundo.

Assista ao clipe de "Hopeless Wanderer" e ouça a música "Believe", do Mumford & Sons

Hopeless Wanderer

Hopeless Wanderer

Believe

Believe


Endereço da página: