Folha de S. Paulo


Vernon Reid, membro do Living Colour, faz show em SP nesta terça

Conhecido pelos hits com sua banda Living Colour, o guitarrista britânico Vernon Reid apresenta nesta terça-feira (14) em São Paulo trabalhos de sua carreira solo.

Ao lado do baixista Steve Jenkins e do baterista Dana Hawkins, Reid abraça o ecletismo e a fusão de gêneros que já haviam lhe rendido hits como "Cult of Personality" (1988), da Living Colour.

Sua banda, formada em Nova York em 1984, fez sucesso entre os anos 80 e 90, misturando rock, funk e jazz.

Divulgação
O guitarrista britânico Vernon Reid, da banda Living Colour
O guitarrista britânico Vernon Reid, da banda Living Colour

Em entrevista por telefone, ele conta que apresentará temas principalmente instrumentais, mas também cantará algumas coisas. "O show vai ser meio jazz, com bastante improviso, mas ao mesmo tempo combinando elementos de rock e funk", comenta.

Além de composições próprias, no palco também toca versões de canções de bandas como Sly & the Family Stone e Depeche Mode.

"No meu show solo, apresento elementos que também influenciaram bastante o Living Colour", ele explica.

"Amo muitos tipos diferentes de música. Amo blues, rock, metal, jazz. Amo coisas estranhas e amo música pop, música negra, música brasileira, música jamaicana. Amo músicas que nem são músicas direito. É como se eu tivesse deficit de atenção", ri.

"A música africana também é muito, muito importante para mim", diz ele, que já se apresentou com a cantora Angélique Kidjo, do Benin, e produziu um disco do músico Salif Keita, do Mali.

"A África é o começo da raça humana e é também onde está muito do nosso futuro, mesmo com tanto tumulto acontecendo por lá. Não é algo que 'fetichizo', mas é uma conversa muito importante."

MISTURAS

Com sua forte influência de guitarristas como Carlos Santana e Jimi Hendrix, o músico nota que procura derrubar barreiras estilísticas, como sempre foi a intenção de seu grupo principal, uma banda de rock formada por integrantes negros.

"Tem uma coisa que existe em comum em toda a música de que eu gosto, algo que está sempre lá, que é a condição humana", conta.

"Seja falando sobre ela ou fugindo dela, isso está sempre presente. Quando se fala no Living Colour e na minha música, discute-se muito sobre raça, mas é algo que vai além disso: é uma conversa sobre identidade."

VERNON REID TRIO
QUANDO nesta terça-feira (14), às 21h30
ONDE Bourbon Street, r. dos Chanés, 127, Moema; tel. (11) 5095-6100
QUANTO de R$ 180 a R$ 230
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: