Folha de S. Paulo


Crítica: Al Pacino constrói com maestria personagem de Philip Roth

Apesar do sucesso no cinema, Al Pacino nunca se afastou dos palcos, onde começou a carreira. Isso faz dele o ator ideal para encarnar a descida aos infernos de Simon Axler, um velho e consagrado ator teatral que perde a capacidade de memorizar os textos.

Adaptado do romance "A Humilhação" (2009), de Philip Roth, "O Último Ato" é o drama de um ator diante de si mesmo. Transtornado, o sessentão Axler passa uma temporada num hospital psiquiátrico e quando volta para casa mergulha em profunda solidão. Com a autoestima em frangalhos, os sentidos embotados, flerta com o suicídio.

As coisas só começam a mudar quando Pegeen (Greta Gerwig), com menos da metade da idade de Axler, entra na vida dele. Filha de um casal de amigos do ator, Pegeen vai visitá-lo e o seduz, admitindo que desde pequena tinha atração por ele.

Divulgação
Al Pacino em cena do filme
Al Pacino em cena do filme "O Último Ato"

Os dois começam uma relação cheia de ambiguidades. Pegeen acaba de ter um relacionamento com outra mulher e parece estar em busca de sua identidade sexual. Por outro lado, a conjunção carnal entre eles não acontece. Axler é impotente, enquanto ela se satisfaz com uma série de acessórios eróticos.

Em certos momentos Pegeen parece ser uma alucinação produzida por uma mente senil, pois algumas cenas indicam que Axler confunde o real com a imaginação. Seja como for, Pegeen é fundamental para Axler vencer a letargia e voltar aos palcos numa montagem do "Rei Lear".

A cena final —do filme e da peça—, que mantém o suspense até o fim, resume admiravelmente o filme quando Axler apaga a linha divisória entre ficção e realidade: relato sobre a simulação e as aparências enganosas, "O Último Ato" é uma homenagem ao teatro.

Pacino está à altura da tarefa, construindo com desenvoltura um personagem complexo e redimindo-se de passagem de ter participado de filmecos como "Amigos Inseparáveis" (2012), de Fisher Stevens, e "Cada um Tem a Gêmea que Merece" (2011), de Dennis Dugan.

O ÚLTIMO ATO
(THE HUMBLING)
DIREÇÃO Barry Levinson
ELENCO Al Pacino, Greta Gerwig, Kyra Sedgwick
PRODUÇÃO EUA, 2014, 14 anos
QUANDO em cartaz
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: