Folha de S. Paulo


Ex-colega afirma que diretor Emir Kusturica está morto desde 1993

Diretor dos premiados "Underground -Mentiras de Guerra" (1995) e "Arizona Dream: Um Sonho Americano", o bósnio Emir Kusturica teria morrido em 1993 e, desde então, um outro homem, chamado Pantelija Milisavljevic, tem se passado pelo cineasta.

Quem diz isso é o roteirista Abdulah Sidran, colaborador de Kusturica em filmes como "Você se Lembra de Dolly Bell?" (1981) e "Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios" (1985).

Valery Hache/Folhapress
Emir Kusturica durante o Festival de Cannes, em 2011
Emir Kusturica durante o Festival de Cannes, em 2011

Sidran disse isso em um programa de entrevistas da televisão bósnia chamado "TV Alfa" e repercutiu no site da Independent Balkan News Agency, agência de notícias que divulga reportagens em inglês sobre os países balcânicos.

Ao programa, o ex-parceiro do diretor disse que Kusturica foi assassinado pelos sérvios enquanto lutava na guerra da Bósnia, no início dos anos 1990. Desde então, quem tem realizado filmes em seu nome é um homem a quem Slobodan Milosevic (1941-2006), ex-presidente da Sérvia, encarregou dessa função.

Disse ainda que o lugar em que o cineasta está enterrado é conhecido de apenas alguns poucos soldados, que o visitam durante a noite.

O diretor Emir Kusturica (ou o seu substituto, a depender da versão em que se acredite) publicou uma carta respondendo ao boato.

"A lista de pessoas a quem Sidran deve dinheiro é muito longa. Se Kusturica foi morto na guerra e substituído por Pantelija, como então eles se encontraram há alguns anos e o primeiro ofereceu um roteiro como forma de ganhar dinheiro para a sua aposentadoria?"


Endereço da página: