Folha de S. Paulo


Montagem de 'Tosca' encerra temporada lírica do Municipal

"Tosca" é uma ópera prodigiosa. Giacomo Puccini (1858-1924) combina uma tragédia inteligente com melodias de imensa expressividade orquestral. Ela estreia neste sábado (29) no Municipal de São Paulo, em nove récitas que encerram a temporada lírica do teatro em 2014.

Os 13,5 mil ingressos já estão esgotados.

A história se passa originalmente em Roma, em 1800. A cidade está sob o controle despótico do reino de Nápoles. Aproxima-se o Exército napoleônico, que a libertará. O pintor Mario Cavaradossi integra a rede clandestina de apoio aos franceses.

Sua namorada, a cantora Floria Tosca, é cobiçada pelo barão Scarpia, chefe da polícia. Cavaradossi é preso, Scarpia tenta seduzir Tosca em troca de um salvo-conduto para o casal. Mas ela o mata, sem saber que o barão não cumpriu a promessa de submeter Cavaradossi a um fuzilamento simulado.

Desirée Furoni/Divulgação
Marcelo Alvarez Cavaradossi em ensaio de 'Tosca'
Marcelo Alvarez Cavaradossi em ensaio de 'Tosca'

Ao perceber que o namorado está morto, ela salta para a morte dos terraços do castelo de Santo Ângelo.

Na atual montagem, a direção cênica é do italiano Marco Gandini, que dirigiu em 2013, no Municipal, uma belíssima "Aida", de Verdi.

Sua idiossincrasia: ele desloca a ação para 1970. Cavaradossi é um jovem revolucionário, dentro de um establishment italiano marcado pela opressão eclesiástica.

Mas a cereja sobre o bolo está na presença do tenor argentino Marcelo Alvarez, um dos grandes Cavaradossi do mundo lírico. Já o fez em Londres e Paris e deverá fazê-lo brevemente em Berlim. Ele revezará o papel com o americano Stuart Neill.

No papel de Floria Tosca, atuarão a soprano espanhola Ainhoa Arteta e a lituana Ausrine Stundyte. Como Scarpia, os barítonos italiano Roberto Frontali e cubano Nelson Martinez.

A ópera é inspirada na peça do francês Victorien Sardou. Sua "Tosca", de 1887, foi uma das personagens mais cultivadas na "belle époque". A atriz francesa Sarah Bernhardt a interpretou no Rio em 1905, acidentando-se na cena final –o contrarregra esqueceu de colocar o colchão que amorteceria a queda–, o que gerou gangrena e a amputação de suas pernas.

NOVA TEMPORADA

O Municipal começa a vender nesta segunda (1º) as assinaturas para a temporada de 2015. Os preços vão de R$ 150 a R$ 840, dependendo da localização da poltrona.

A compra pode ser feita na bilheteria do Theatro Municipal ou pelo site www.com preingressos.com/theatro municipaldesaopaulo.

TOSCA
QUANDO sáb. (29), 2, 4, 6, 9, 11 e 13/12, às 20h; em 30/11 e 7/12, às 18h
ONDE Theatro Municipal, pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. (11) 3397-0327
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Endereço da página: