Folha de S. Paulo


"Americano nunca teve evento desse porte", diz Medina sobre edição americana do Rock in Rio

"Americano não entende [o Rock in Rio], nunca teve evento desse porte", diz Roberto Medina em entrevista à Folha no espaço, em construção, que será a Cidade do Rock de Las Vegas. A primeira edição americana do festival que completa 30 anos em 2015 será realizada nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio do ano que vem, no coração da cidade do entretenimento, a Strip, no Las Vegas Boulevard.

A área de 150 mil m² reservada ao evento é da MGM, parceira do evento, e terá, como no Brasil, dois palcos para as atrações principais (Main Stage e Sunset) e outro para a música eletrônica, que Medina garante não ser o foco do festival, apesar da recente parceria com a SFX, que comprou 50% do Rock in Rio neste ano.

"O meu foco na América não é o eletrônico. Eu sou outra coisa, sigo a ideia que tive há 30 anos e foi vencedora", diz. A parceria com a empresa americana foi mais uma estratégia para abrir espaço no mercado. Mas segundo o empresário, a gestão do Rock in Rio é dele e ele não a entregaria a ninguém por dinheiro algum.

Medina está otimista com o investimento na marca e acredita que só de retorno de mídia espontânea terá cerca de US$ 150 milhões. De mídia paga estima que chegará aos US$ 30 milhões.

"Dá um orgulho danado chegar a uma terra tão complexa como os Estados Unidos, na capital do mundo do entretenimento, e fazer melhor do que eles. Porque nós vamos fazer muito melhor do que eles. Não vamos precisar nem se esforçar", afirma.

E vai além. "Nunca houve um festival de música com essas proporções, com esse tipo de diálogo com o consumidor. Sair do multi festival, com poeira e não sei o que, para uma coisa organizada... eles não conhecem", complementa.

Apesar da confiança, o caminho não foi fácil. O presidente do Rock in Rio diz que foi difícil contratar as bandas para tocar no evento americano porque o mercado é bastante fechado para estrangeiros. "Se eu fosse menor, eles não dariam a mínima. Hoje compreenderam que sou um bom vizinho, mas tive que quebrar muitas barreiras, explicar que estava trazendo dinheiro para o mercado", conta.

LINE-UP

O line-up, inclusive, ainda não está fechado, e segue sendo preenchido a conta-gotas, como é de costume. No início da manhã desta segunda (27), revelaram que Joss Stone (Sunset), Ed Sheeran e Bruno Mars (Main Stage) somam-se ao Metallica, Linkin Park, Taylor Swift e No Doubt, que já estavam confirmados. A lista de atrações da versão nacional continua em segredo, com apenas Katy Perry confirmada.

Quem Medina gostaria de trazer se pudesse? "Bruce [Springsteen] de novo. Eu fiquei encantado com a energia dele. Tentei trazer ele para cá, ele também queria, mas não toca no ano que vem." Seria um grande nome para satisfazer o desejo do criador do Rock in Rio de uma banda mais madura no casting.

ROCK STREET

Além das atrações, que costumam variar de acordo com o país, a principal diferença estrutural entre a edição americana e a brasileira ou portuguesa é a existência de três Rock Streets (com 60 casas enfileiradas lado a lado em grupos de 20) —ruas temáticas em que ocorrem jam sessions e apresentações de artistas de rua, malabaristas e acrobatas ao longo do dia.

A homenagem ao Brasil ficará por conta de performances de danças de salão, capoeira e Bumba meu Boi. Entre os shows, estão confirmadas as bandas Spok Frevo Orquestra e Bossa Cuca Nova, que fizeram pequenas demonstrações durante a coletiva de imprensa.

Carlinhos de Jesus, que também esteve presente na manhã, se apresentará com sua Cia. de Dança, para representar o malandro carioca. O dançarino também estará na edição brasileira.

"A primeira vez que participei do Rock in Rio foi em 1991, num show da Elba Ramalho. Pensei 'o que estou fazendo aqui?'. Ela estava nervosíssima por estar num evento de rock e eu ainda mais, porque ia dançar. Mas foi mágico. Achei que ia ser vaiado e fui aplaudido. Voltar agora, depois desse tempo todo, no aniversário de 30 anos do Rock in Rio é uma alegria", diz Carlinhos.

A pré-venda para a edição nacional do Rock in Rio, realizado em setembro de 2015, começa no dia 18 de novembro.

A repórter viajou a convite do Rock in Rio.


Endereço da página: