Folha de S. Paulo


Broadway se aproxima dos cinemas

Os esforços para transmitir shows da Broadway em alta definição para cinemas têm sido frustrantes. Mas o mais recente —a produção de "Of Mice and Men" ("Ratos e Homens") — pode assinalar um grande aumento nas exibições de espetáculos em alta definição em cinemas comerciais.

A partir de novembro a peça será exibida em cerca de 1.400 cinemas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, uma "joint venture" entre a produtora Broadway Worldwide e um conglomerado chinês de entretenimento e mídia anunciou que vai começar a captar sessões ao vivo de musicais da Broadway.

O National Theater, o Royal Opera, o Bolshoi e o Metropolitan Opera (com maior êxito) têm espetáculos transmitidos em alta definição e fortemente promovidos. Mas as ofertas de espetáculos da Broadway têm sido poucas, sendo as mais notáveis "Memphis" e Jekyll and Hyde", principalmente devido à necessidade de fechar acordos com sindicatos e membros das equipes criativas.

Quando David Binder, o produtor principal de "Of Mice and Men", estava montando a temporada de 19 semanas da peça, que começou em abril, a possibilidade de ela ser transmitida em HD não foi discutida.

Mas perto do final de junho, depois de a peça ter recebido duas indicações ao Tony e ter recuperado sua capitalização de US$ 3,8 milhões, James Franco, seu astro criativamente intranquilo, ficou intrigado com a ideia de traduzir a produção para um meio diferente. Binder contou: "Ele me procurou e disse: 'Como podemos fazer, David?'."

Binder chamou Tim Levy, que dirige o escritório em Nova York do National Theater of London.

O National tinha lançado o National Theater Live em 2009 com uma produção de "Phèdre", estrelada por Helen Mirren. Desde que fez cinco transmissões naquela temporada, aumentou o número para entre oito e dez e passou a transmitir não apenas suas próprias produções.

Primeiro foram espetáculos de outros teatros, como a produção de "Rei Lear" do Donmar Warehouse. Agora, espetáculos comerciais já fazem parte da programação regularmente.

O passo seguinte seria conquistar a Broadway. "Of Mice and Men" -que, além de James Franco, é estrelado por Chris O'Dowd e Leighton Meester- tinha o perfil correto. "Vemos um interesse grande por espetáculos de temporada limitada e que têm astros conhecidos no elenco", comentou David Sabel, diretor de transmissões e digital do National Theater.

A equipe criativa enfrentou dificuldades para adaptar o espetáculo. Havia modificações evidentes que precisavam ser feitas, incluindo ajustes da iluminação e maquiagem mais sutil para adequar-se às câmeras de alta definição, das quais não escapa nada.

Um problema muito discutido foi a melhor maneira de captar o que acontecia sobre o palco. "A ação nem sempre acontece no lugar evidente", explicou Binder.

Mesmo a presença de astros do cinema, -como Orlando Bloom, que protagonizou o "Romeo and Juliet" lançado pela Broadway HD- não constitui garantia de sucesso nas bilheterias. James Franco espera que, neste caso, pelo menos, Steinbeck suscite mais interesse que Shakespeare.


Endereço da página: