Folha de S. Paulo


Mais de 140 obras de Pablo Picasso serão leiloadas

O advogado Melvyn Weiss vai colocar à venda mais de 140 litografias, gravuras e outras obras de arte de Pablo Picasso. A venda deverá ser feita por meio de leilão.

De acordo com a "Bloomberg", Weiss e sua esposa, Barbara Weiss, entregaram as obras à unidade de Nova York da empresa de leilões Sotheby. Barbara já havia dito em uma entrevista na semana passada que o casal planejava colocar os obras em leilão. Ela se recusou a comentar mais.

Colecionar obras de Picasso foi a grande paixão de Weiss. Hoje ele tem desde figuras de 23 quilates de ouro até uma obra de linóleo intitulada "Grand Tete de Femme", a primeira aquisição do advogado.

Robert Capa/Divulgação
Pablo Picasso e seu filho Claude em retrato de Robert Capa da década de 1950
Pablo Picasso e seu filho Claude em retrato de Robert Capa da década de 1950

Weiss não quis comentar mais sobre o fato quando contatado pela "Bloomberg" por telefone, disse apenas que a venda é uma "questão pessoal".

Picasso morreu em 1973, aos 91 anos. O espanhol foi pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Suas gravuras e litografias normalmente são vendidas por milhares de dólares e sua pinturas a óleo por mais que isso. Sua obra "Femme qui Pleure I" (1937) rendeu 3.200 milhões de libra (mais de R$ 12 milhões) em um leilão feito em fevereiro na Sotheby, em Londres.


Endereço da página: