Folha de S. Paulo


Crítica: 'Grande Circo Místico', mesmo irregular, toca memória afetiva

"O Grande Circo Místico", o álbum, é talvez o último disco fundamental da carreira de Chico Buarque, lançado em 1983, com músicas que ele e Edu Lobo compuseram para um espetáculo do Ballet Teatro Guaíra no ano anterior.

"O Grande Circo Místico", musical em cartaz no novo Theatro Net, tenta apresentar um resultado à altura da memória afetiva de quem gostou do disco ou do balé. E o resultado é bom.

São trabalhos bem diferentes, ligados pelo poema "O Grande Circo Místico", do alagoano Jorge de Lima (1893-1953), que ele publicou no livro "A Túnica Inconsútil", em 1938. E, claro, as canções.

Junior Lago/UOL
Elenco de 'O Grande Circo Místico', em cartaz em São Paulo
Elenco de 'O Grande Circo Místico', em cartaz em São Paulo

Newton Moreno e Alessandro Toller criaram o texto que transforma uma trilha sonora de menos de 50 minutos em uma montagem de duas horas e meia (mais 15 minutos de intervalo).

O diretor João Fonseca, que assinou também o recente musical de sucesso "Tim Maia", tem uma história de paixão entre o médico Frederico (Gabriel Stauffer) e a bailarina Beatriz (Letícia Colin) que será conduzida do mundo lúdico do circo à violência da guerra.

É no primeiro e mais longo dos dois atos que a encenação mostra mais vigor. Há um encantamento evidente da plateia com o cenário de circo. Enquanto Frederico e Beatriz se aproximam, os coadjuvantes da trupe têm oportunidade de exibir habilidades de contorcionismo, acrobacias e palhaçadas.

Também no primeiro ato estão as canções mais conhecidas do público, como a bonita "Beatriz", a fofa "Ciranda da Bailarina" e a música que abre o musical, "Na Carreira", que Chico retomou em sua turnê mais recente.

No segundo ato, com os amantes separados —Frederico foi para a guerra e o circo de Beatriz se desmantela—, a narrativa se arrasta em idas e vindas de pouca inventidade, centrada no destino das filhas gêmeas dos amantes.

Figurinos, cenografia e iluminação beiram o impecável, mas a falta de momentos de destaque na parte final impede o arrebatamento da plateia.

Há deslizes vocais, entre perdoáveis e comprometedores, em um elenco desigual. Quem rouba a cena é Fernando Eiras, como o administrador do circo, que carrega a transformação mais difícil em cena, cada vez mais enlouquecido pela guerra.

Os altos e baixos não impedem a satisfação da plateia com a entrega do elenco. E, claro, as músicas.

O GRANDE CIRCO MÍSTICO
QUANDO quintas e sextas, às 21h; sábados, ás 21h30; domingos, às 20h; até 28/9
ONDE Theatro Net SP, r. Olimpíadas, 360; tel. (11) 4003-121)
QUANTO de R$ 50 a R$ 150
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom


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