Folha de S. Paulo


'Quebra Nozes' hip hop e campeões do Festival de Joinville vêm a São Paulo

Na sexta (15) e no sábado (16), o Festival de Dança de Joinville se apresenta em São Paulo.

As coreografias vencedoras da última edição do evento, encerrado no dia 2, estarão no palco do Auditório Ibirapuera, na sexta.

No sábado, será a vez dos dois espetáculos montados para a mostra não competitiva Estímulo, realizada pela primeira vez neste ano durante o Festival que levou mais de 200 mil pessoas a Joinville (SC) durante os dias 23/7 e 2/8.

Em São Paulo, a Noite dos Campeões será reprisada em versão mais compacta: serão apresentadas 19 coreografias, dos vencedores na categoria sênior da mostra competitiva.

O destaque da noite em Joinville foi a apresentação do Maniacs Crew.

Pena Filho/Divulgação
O grupo Maniacs Crew apresenta versão hip hop do 'Quebra Nozes' no Festival de Dança de Joinville
O grupo Maniacs Crew apresenta versão hip hop do 'Quebra Nozes' no Festival de Dança de Joinville

O grupo de danças urbanas levou à cidade que sedia o Bolshoi no Brasil uma versão hip hip de "O Quebra Nozes", balé composto pelo russo Tchaikovsky (1840-93) coreografado pelo francês Marius Petipa (1818-1910).

O "breaking nozes" foi recebido com gritos e bateção de pés –o público de Joinville não se levanta para aplaudir, mas demonstra seu entusiasmo sapateando sentado nas cadeiras.

Além de entusiasmar o público, a coreografia combinou com um dos objetivos da curadoria, que foi misturar as tribos da dança.

Neste ano, as oito noites da mostra competitiva intercalaram diferentes gêneros, para que o público (e torcida) de cada um pudesse assistir a espetáculos diferentes do que estava habituado.

Foram sete gêneros na competição: balé clássico, neoclássico, contemporâneo, danças urbanas, populares, jazz e sapateado.

A programação de sábado trará os trabalhos de dois grupos que se apresentaram na mostra Estímulo. Diferentemente das coreografias coreografias competitivas, de no máximo dez minutos, os quatro participantes da Estímulo prepararam espetáculos completos.
No Auditório Ibirapuera, serão apresentados os trabalhos das companhias Matheus Brusa, de Caxias do Sul e da Cia. Brasileira de Danças Clássicas, paulistana.

Brusa mostra "Gaudério", coreografia contemporânea que passeia pelas danças e tradições do Rio Grande do Sul.

A companhia paulistana apresenta "Três Olhares", com obras neoclássicas que se interligam no palco. Na apresentação no Auditório Ibirapuera, a Cia. Brasileira de Danças Clássicas mostrará duas dessas obras, criadas pelos coreógrafos Luiz Fernando Bongiovanni e Érico Montes.

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
QUANDO sexta (15) e sábado (16), às 21h
ONDE Auditório Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, tel. (11) 3629-1075
QUANTO R$ 10 E R$ 20
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: