Folha de S. Paulo


Theatro Municipal recebe gênio do violoncelo, o italiano Mario Brunello

A Sinfônica do Theatro Municipal terá hoje e amanhã como solista o violoncelista italiano Mario Brunello, 53, um dos mais respeitados músicos de seu instrumento.

Fará o "Concerto para Violoncelo e Orquestra", em si menor, do compositor tcheco Antonin Dvorak (1841-1904).

A regência será do maestro russo Alexandre Sladkovskiy, em programa que ainda trará a "Abertura Príncipe Ígor", de Alexander Borodin (1833 -1887), e as "Danças Sinfônicas", de Serguei Rachmaninov (1873-1943).

Brunello se apresentou pela última vez com uma orquestra brasileira em 2001, com a Osesp e mesmo concerto de Dvorak. "É uma peça superlativa", disse ele à Folha, que "explora todas as possibilidades de expressão, de dinâmica e de cores" disponíveis no violoncelo.

O instrumentista teve sua carreira internacional lançada em 1986, ao vencer o Concurso Tchaikovsky, de Moscou, o mesmo que, quatro anos antes, premiou o brasileiro Antonio Meneses.

O rigor de sua técnica, a expressividade e qualidade de interpretação fizeram dele um dos grandes nomes do violoncelo, instrumento que possui merecidas celebridades internacionais, como Mstislav Rostropovich (1927-2007) ou Yo-Yo Ma, 58.

Mas que também registra músicos singularizados pelos pais iniciados, como o holandês Anner Bylsma, 80, ou o próprio Brunello.

Para o violoncelista italiano, as três últimas décadas de redescoberta do repertório barroco provavelmente inibiram os jovens violoncelistas de se aproximarem de compositores contemporâneos.

O que não é necessariamente ruim, já que, a seu ver, "os novos músicos trouxeram um rejuvenescimento especial" para peças que permaneciam esquecidas ou eram interpretadas com técnicas menos adequadas.

Brunello dedica-se periodicamente ao jazz —"que permite manter a pluralidade dos repertórios"—, à orquestra de câmara que fundou, Orchestra d'Archi Italiana, mas deixou de ser professor.

"Há sete anos percebi que os intérpretes de gravações em CD e na internet satisfaziam a curiosidade básica dos estudantes. Mas eles continuam precisando de master-classes periódicas para se aperfeiçoar."

MARIO BRUNELLO
QUANDO neste sábado (19), às 20h, e domingo (20), às 11h
ONDE Theatro Municipal, pça Ramos de Azevedo, s/nº, tel. (11) 3397-0327
QUANTO R$ 20 a R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Endereço da página: