Folha de S. Paulo


Winter tocou com Jimi Hendrix e produziu álbuns de Muddy Waters

O músico Johnny Winter morreu nesta quarta-feira (16), aos 70 anos, em um hotel em Zurique, na Suíça. A causa da morte não foi informada.

Conhecido por seus cabelos brancos e longos, Winter se destacou por promover a fusão do rock-blues americano com o britânico.

Um comunicado divulgado em sua página no Facebook diz que "sua mulher, família e companheiros de banda lamentam a perda de um de seus amados e um dos melhores guitarristas que existem".

Veja alguns dos motivos que fazem dele um dos grandes guitarristas de blues:

Irmão

A música estava no sangue da família. O guitarrista era irmão mais velho do multi-instrumentista Edgar Winter. Os dois irmãos, ambos albinos, demonstraram interesse pelo blues desde cedo, e começaram a tocar juntos em pequenos conjuntos musicais no Texas, onde nasceram.

Bom começo

Winter ganhou fama em 1968, ao abrir o show de Mike Bloomfield (1943-1981). Sua performance chamou a atenção de dois jornalistas da revista "Rolling Stone", Larry Sepulvado e John Burks, que o levaram a assinar um contrato com a Columbia Records.

Seu primeiro lançamento pela Columbia saiu em junho do ano seguinte. Chamado "Johnny Winter", o disco contava com participação de seu irmão nos teclados, e chegou ao número 24 das paradas americanas.

Muddy Waters

Além de cantor e guitarrista, Winter teve bom desempenho como produtor, trabalhando com Muddy Waters (1913-1983), de quem era fã. O trabalho lhe rendeu três indicações ao Grammy, pelos discos "Hard Again" (1977), "I'm Ready" (1978) e "King Bee" (1981).

Como produtor, Winter também trabalhou com John Lee Hooker (1917-2001) e Rick Derringer.

I Can't Be Satisfied

Assista ao vídeo em tablets e celulares

100 melhores'

Ele foi incluído em uma lista dos 100 melhores guitarristas do mundo, feita pela revista "Rolling Stone".

No ranking, liderado por Jimi Hendrix, Winter ficou em 63º lugar, à frente do guitarrista do Guns n' Roses Slash, Paul Simon e do "The Boss" Bruce Springsteen.

"O albino do Texas Johnny Winter era o mais branco e o mais rápido", diz a revista sobre o músico.

Woodstock

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Jimi Hendrix

Destaque em Woodstock, Winter colaborou com uma das maiores lendas do histórico festival de música dos anos 1970, Jimi Hendrix (1942-1970).

Jimi Hendrix & Johnny Winter

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Hall da Fama do Blues

Em 1988, ele foi incluído no Hall da Fama do Blues, criado pela Fundação Blues. Entre os integrantes do Hall estão também Elmore James (1918-1963), B.B. King, Ray Charles (1930-2004) e Billie Holiday (1915-1959).

Blues Hall of Fame

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Criou até o fim

Seu último disco, "Roots", foi lançado em 2011. Novamente com participação do seu irmão, além do músico Warren Haynes, o álbum trazia canções de Elmore James e Jimmy Reed (1925-1976).

Antes de morrer, Winter estava prestes a embarcar em uma turnê de lançamento de seu novo álbum, "Step Back". O disco, previsto para setembro, conta com participações especiais de Eric Clapton, Ben Harper, Billy Gibbons, Dr. John, Brian Setzer, Joe Perry e Leslie West.


Endereço da página:

Links no texto: