Folha de S. Paulo


Manifestantes da Tailândia usam saudação de 'Jogos Vorazes'

A saudação de erguer o braço com três dedos levantados, criada na saga 'Jogos Vorazes', está sendo usada por manifestantes na Tailândia, contrários ao recente golpe militar no país.

No dia 22 de maio, o chefe do exército tailandês assumiu o controle do governo, após sete meses de protestos populares. Nas horas seguintes ao golpe, o militar decretou o toque de recolher, proibiu as reuniões públicas e suspendeu a Constituição, além de aplicar a censura aos meios de comunicação.

No domingo (1º), cerca de cem ativistas se reuniram em um shopping no centro de Bancoc para uma espécie de flash mob, mantendo os braços erguidos tal como no filme, e segurando cartazes anti-golpe diante dos militares próximos.

Pessoas escreveram nas redes sociais que o gesto representa "liberdade, igualdade e fraternidade" e reconheceram que é inspirado no movimento de resistência liderado por Jennifer Lawrence no blockbuster "Jogos Vorazes".

Outros usuários das redes postaram fotos fazendo o sinal. "Queridos #JogosVorazes, nós pegamos o sinal de vocês para nós. Nossa luta não é ficção. Obrigado", escreveu um ativista.

"Sabemos que [o gesto] vem do filme, e vamos dizer que represente resistência contra as autoridades", disse um porta-voz da junta militar. "Se um único indivíduo levantar três dedos no ar, não vamos prendê-lo. Mas se houver uma concentração política de cinco pessoas ou mais, então vamos ter que tomar algumas medidas. Se persistirem, vamos ter que realizar prisões".

As assembleias públicas de mais de cinco pessoas estão proibidas na Tailândia.

Divulgação
Cena do filme 'Jogos Vorazes: Em Chamas
Cena do filme 'Jogos Vorazes: Em Chamas'

Endereço da página: