Folha de S. Paulo


Fórmula desgastada torna 'Divórcio!' previsível

Norteado pelos preceitos clássicos da comédia de costumes, o espetáculo "Divórcio!" retrata as peripécias de dois advogados desquitados que prestam seus serviços para um casal jovem em processo de separação judicial.

Cecília (Suzy Rêgo) é a contratada para defender o jogador de futebol Cacau Bello (Pedro Henrique Moutinho). No outro lado da disputa, Jurandir (José Rubens Chachá), seu ex-marido, advoga em favor da periguete Brunna Praddo (Renata Brás).

Separados e sem notícias um do outro há tempos, Cecília e Jurandir se reencontram numa ação de divórcio em que as queixas de seus clientes os fazem reviver tanto as boas quanto as terríveis lembranças do casamento.

Crítica dos hábitos de determinados tipos sociais, a comédia de costumes satiriza as ações e ideologias de uma determinada classe ou profissão, com personagens desenvolvidos de acordo com estereótipos burgueses.

O texto de Franz Keppler atualiza essa fórmula consagrada por meio do jogador de futebol semiletrado, da atriz/modelo em busca da fama e dos advogados de meia-idade em crise sentimental.

Desse modo, os temas mais assíduos nas encenações do gênero -a vida amorosa, o dinheiro e o desejo de ascensão social- são também os fios condutores da dramaturgia de "Divórcio!".

O elenco incorpora com garra esses clichês, mas a fórmula já desgastada por comédias similares e por programas televisivos de escracho faz com que os efeitos cômicos tornem-se previsíveis.

A montagem dirigida por Otávio Martins não inova esse modelo repetitivo, orientado pelo gesto expansivo, pelos improvisos com palavrões e pela interpretação caricata.
O figurino de Marichilene Artisevskis caracteriza com perfeição esses personagens.

A cenografia destaca-se pela funcionalidade. O palco é dividido ao meio, com os cantos destinados aos escritórios. A reversão das estantes transforma esses ambientes em um bar e uma academia.

Essa versatilidade seria bem-vinda ao enredo, que teria potencial para explorar melhor os personagens.

DIVÓRCIO!
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 19h; até 27/4
ONDE Teatro Fernando Torres (r. Padre Estevão Pernet, 588; tel. (11) 2227-1025)
QUANTO R$ 40 e R$ 50 (sáb.)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página:

Links no texto: